ETFs

Dia da Mulher: Por que investir em empresas diversas pode ajudar sua carteira

Estudos apontam que empresas com maior equidade de gênero tendem a ter melhores desempenhos. Conheça índices e ETFs com essa temática

Mulher fazendo conferências
Mulher fazendo conferências

Diversificar sua carteira é uma das regras mais conhecidas do mercado para obter bons rendimentos e mitigar os riscos. Mas além dos ativos que compõem um portfólio, vem ganhando destaque a importância da diversidade também nas empresas para obter bons lucros.

No final do ano passado, a maior gestora de recursos do mundo, a BlackRock, publicou um estudo que demonstrou que as empresas com mais equidade de gênero superaram o desempenho de seus pares menos diversos em 2 pontos porcentuais no retorno sobre o ativo por ano entre 2013 e 2022. Segundo o Financial Times, o maior retorno foi visto em diferentes países e setores, e foi ainda mais acentuado em empresas onde a paridade de gênero era maior nos setores de vendas, engenharia e nos cargos mais bem remunerados.

“O capital humano é muito importante para a performance dos investimentos”, afirmou ao FT Sandra Lawson, diretora da BlackRock que conduziu a pesquisa. “É uma correlação muito poderosa”.

Outros estudos já haviam demonstrado que a diversidade está relacionada ao melhor desempenho das empresas, mas esse foi um dos maiores estudos já feitos e analisou cerca de 1.250 grandes empresas.

Antes, a consultoria McKinsey já havia analisado dados de 1.039 empresas em 15 países e encontrado uma ligação entre diversidade de gênero e lucratividade acima da média. O Bank of America também apontou que as empresas de capital aberto dos EUA com conselhos mais diversos tinham maior retorno sobre as ações e menor volatilidade no lucro por ação.

Para ajudar os investidores a aproveitar essa vantagem das empresas mais igualitárias, foram criados diversos índices e ETFs que medem a diversidade nas empresas. Confira alguns deles:

IDIVERSA B3

Criado em 2023, o IDIVERSA B3 tem como objetivo incentivar a adoção de boas práticas nas empresas. É uma carteira teórica de ativos com as empresas brasileiras listadas que se destacam no critério de diversidade de gênero e raça, baseado no Score de Diversidade, desenvolvido pela B3.

S&P Gender Equality & Inclusion Equal Weight

Esse índice norte-americano mede a performance das ações de empresas mais bem avaliadas no S&P Global Gender Diversity Score. A carteira teórica conta com 100 companhias, e tem peso igualitário entre elas.

SPDR MSCI USA Gender Diversity ETF (SHE)

O ETF tem exposição a empresas listadas nos Estados Unidos que são consideradas as melhores na promoção e apoio à diversidade de gênero em todos os níveis da organização. O índice em que se baseia o ETF também mede o avanço das empresas em suas políticas de equidade ao longo do tempo.

YWCA Women’s Empowerment ETF (WOMN)

O fundo acompanha o Morningstar Women’s Empowerment Index, desenhado para abarcar empresas em todo o mundo que tenham políticas e práticas para o empoderamento feminino e equidade de gênero.

Morningstar Developed Markets Gender Diversity

Construído com base na pontuação da Equileap, o índice foi criado para destacar empresas nos mercados desenvolvidos que tenham fortes políticas de diversidade de gênero incorporadas à cultura corporativa e que garantam oportunidades iguais aos funcionários.

IQ Engender Equality ETF (EQUL)

O ETF acompanha o índice Solactive Equileap de Igualdade de Gênero dos EUA, que foi projetado para oferecer exposição a empresas globais que promovem a igualdade de gênero e estão comprometidas com o empoderamento das mulheres por meio de remuneração igualitária e equilíbrio de gênero na liderança e na força de trabalho.

Quer saber como funciona a bolsa de valores? Acesse o curso gratuito e online do Hub Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.