Nova carteira do Ibovespa passa a valer hoje; veja o que muda
Auren, Caixa Seguridade e Santos Brasil são novidade na carteira do Ibovespa
A nova carteira do Ibovespa B3, principal indicador do desempenho das ações mais negociadas da Bolsa, que vai vigorar de 02/09/2024 a 03/01/2025, conta com 86 papéis de 83 empresas brasileiras. O índice agora passa a contar com Auren (AURE3), Caixa Seguridade (CXSE3) e Santos Brasil (STBP3). Saíram do índice as ações das empresas Dexco (DXCO3) e Grupo Soma (SOMA3).
Os cinco ativos com maior peso na composição do índice são:
- Vale ON (11,333%)
- Petrobras PN (7,770%)
- Itaú Unibanco PN (7,279%)
- Petrobras ON (4,682%)
- Bradesco PN (3,573%)
Rebalanceamento do Ibovespa
A composição das carteiras do Ibovespa B3 é revisada a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro, com a possibilidade de entrada e saída de empresas de acordo com a metodologia do índice.
O índice Ibovespa é composto pelas ações e units de companhias que correspondem a cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do nosso mercado de capitais. Para entrar na composição, um ativo precisa:
- Ser uma ação ou unit listada e negociada na bolsa de valores brasileira (não válido para BDRs);
- Ter sido negociado em 95% dos pregões nos últimos três anos;
- Ter movimentado um volume financeiro equivalente a pelo menos 0,1% do total no mercado à vista nos três anos anteriores;
- Não ser uma penny stock, ou seja, uma ação com cotação média inferior a R$ 1;
- A empresa não pode estar em processo de recuperação judicial.
O que é o Ibovespa?
O índice já tem mais de 50 anos e tem como objetivo acompanhar uma carteira hipotética das empresas mais representativas do mercado de ações brasileiro. Assim, quando ouvimos que o Ibovespa subiu, quer dizer que as ações que o compõem tiveram uma alta, na média.
Como investir?
Como é uma carteira teórica com as ações mais negociadas na bolsa, muitos produtos financeiros têm como objetivo simular a carteira do Ibovespa B3 para que o resultado do investidor espelhe a variação do índice.
É o caso de oito ETFs (Exchange-Traded Funds), também conhecidos como fundos de índice. Além deles, existem 1.400 fundos de investimento também ligados ao Ibovespa B3. Outros produtos atrelados ao índice são os contratos futuros e opções.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.