BDRs

BDRs: o que são e como investir em ações de empresas estrangeiras na B3

Saiba como comprar papéis de companhias globais sem ter uma conta fora do Brasil

Bandeiras hasteadas de vários países onde as empresas estrangeiras vendem papéis de ações via BDR. Intercâmbio. Foto: Adobe Stock
O mundo globalizado conta com investimentos que alcançam toda a economia mundial. Foto: Adobe Stock

Quem tem ações de empresas brasileiras já deve ter se perguntado se é possível comprar um pedacinho, ainda que pequeno, de uma gigante global, como Google ou JP Morgan. A boa notícia é que, mesmo sem ter uma conta no exterior, é possível investir em empresas internacionais por meio dos BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

BDRs não são ações, propriamente, mas certificados de ações emitidos por empresas estrangeiras que permitem aos brasileiros compor suas carteiras com esse tipo de papel.

Assim como no caso de ações de empresas nacionais, o investidor pode ganhar com a valorização do ativo e com a distribuição de dividendos. Outra oportunidade de retorno é com a valorização do dólar em relação ao real, já que os BDRs são negociados no mercado internacional, mas sua cotação é na moeda nacional.

Negociados na B3, os BDRs são uma alternativa para diversificar investimentos e reduzir riscos inerentes ao cenário nacional, por exemplo. E, como dependem de uma instituição brasileira (bancos ou o Banco B3), não é preciso se preocupar com questões complexas como remessas ou tributação internacional.

A opção é relativamente recente para pessoas físicas. Até o final de 2020 só investidores qualificados (com mais de R$ 1 milhão investido) tinham acesso aos BDRs.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.