Os 20 ETFs que mais renderam no ano – e nos últimos 12 meses
Setor de criptomoedas se destaca entre os ETFs com melhores desempenhos no ano
Os fundos negociados em bolsa (ETFs), ou fundos de índice, são uma maneira simples para investir em diversos setores do mercado. Eles têm suas cotas negociadas como as ações e têm estratégia passiva, ou seja, que seguem a carteira teórica de um índice de referência ligado a uma classe de aplicações.
Em 2024, alguns setores vêm se destacando – e com isso os ETFs atrelados a índices dessas áreas apresentam melhores rendimentos. Um levantamento da Elos Ayta Consultoria trouxe os 20 fundos de índice que mais renderam no ano até aqui e nos últimos 12 meses. Confira!
Os ETFs com melhores rendimentos no ano até aqui – e em 12 meses
Grande destaque do ano até aqui, os ETFs de cripto são unanimidade no top 5 do ranking, com três deles ligados ao bitcoin no top 3. O Hashdex Nasdaq Bitcoin (BITH11) é o fundo com melhor desempenho, com alta de 133,31%. Ele é seguido pelo QBTC11 e pelo BITI11, que apresentaram valorização de 127,65% e 127,35%.
Segundo Gerson Brilhante, analista da Levante Inside Corp, os ETFs de criptomoedas têm sido destaque em 2024 principalmente pela recuperação do mercado cripto, impulsionada por fatores como aumento do interesse de investidores institucionais e mudanças regulatórias positivas.
“A volatilidade desses ativos ajuda a atrair investidores em busca de altos rendimentos, mas também aumenta o risco, o que é importante considerar”, ressalta ele.
Brilhante ainda aponta que os rendimentos acima de 100% são excepcionais, especialmente para ativos como ETFs, em que o retorno anual médio costuma ficar em torno de 8% a 10% em mercados desenvolvidos.
“Esse desempenho reflete um ano atípico e muito favorável ao ativo específico. A média anual de ETFs mais arriscados, como os de cripto, pode variar amplamente e é mais volátil, mas 100% ou mais ainda é considerado elevado e incomum”, aponta.
Tecnologia completa o Top 10
O Top 10 dos ETFs mais rentáveis no ano é constituído por fundos mais variados, mas principalmente ligados à tecnologia. O GENB11, que tem alta de 87,31%, por exemplo, é um ETF que acompanha o índice S&P/B3 Ingenius, da S&P, atrelado ao desempenho das empresas mais conhecidas em termos de inovação da GICS® (Global Industry Classification Standard).
Ele é seguido pelo PEVC11, JOGO 11 e TECK11, que cresceram 73,38%, 67,70% e 66,82%, respectivamente. Para o analista da Levante Inside, os investidores podem estar buscando diversificação e estabilidade relativa nesses segmentos, já que esses ETFs, em comparação, tendem a ser menos voláteis que os criptoativos puros.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.