Fundos de Investimento

Como operam os FIIs de imóveis residenciais para venda

O Cube FII entrevista convidou a RB Capital para explicar melhor o segmento de imóveis residenciais para venda dos Fundos Imobiliários

Imagem de cidade no período noturno
Diversos fatores colaboram para que o mercado imobiliário esteja sempre no radar dos investidores.

O segmento de imóveis residenciais para venda dos Fundos Imobiliários ainda é desconhecido de muitos investidores, apesar da atividade estar intimamente relacionada à cultura do brasileiro: a aquisição de propriedades para vendê-las com o objetivo de obtenção de lucro.

Por isso, o Clube FII Entrevista convidou Marcelo Michaluá, sócio-fundador da RB Capital, e Marcus Doria, gestor da instituição que nasceu de dentro do BTG Pactual há 30 anos. 

Os convidados conversaram com o apresentador Arthur Vieira de Moraes, sócio-diretor de Educação e Comunicação do Clube FII.

“A gente trouxe ao Brasil uma tecnologia de subscrição de risco de performance e, por isso, entrou na década de 1990 no mundo imobiliário que é exatamente o que reflete os riscos de performance. As principais operações de cobertura eram, justamente, para o setor residencial”, explicou Michaluá.

Ele complementou que o segmento apresentava incorporadoras sem acesso ao crédito de financiamento diante da inexistência de um arcabouço regulatório. O contexto da época era de um sistema bancário limitado na disponibilização do crédito para o setor que dependia apenas de recursos da Caixa Econômica Federal e da caderneta de poupança.

Michaluá também acrescentou que um grupo saiu do BTG Pactual para fundar a Rio Bravo que, por sua vez, deu origem à RB Capital.

“A RB é uma cisão – ou um spin off – em 2008 a partir da Rio Bravo com o propósito de trazer para o mercado de capitais uma ponte entre a economia real, ou seja, projetos que precisavam de crédito e financiamento, e os investidores na ponta com demanda por produtos alternativos para a alocação de capital com destino no próprio projeto”.

Conheça os FIIs que mais distribuíram dividendos nos últimos 12 meses

Moraes lembrou que o investimento indireto em Fundos Imobiliários tem como uma das principais vantagens a gestão profissional.

“Quando a gente fala do residencial para venda, ou do desenvolvimento em geral, acho que esta vantagem [do gestor capacitado] é potencializada porque o que tem de mais arriscado no mercado imobiliário é o desenvolvimento imobiliário”.

O apresentador também ponderou que a diferença entre os setores de residencial para renda e para venda é que o primeiro, em caso de qualquer problema, permite medidas como a troca do gestor e, com isso, o risco é menor devido ao imóvel já estar pronto.

Já no segmento de residencial para a venda, o risco é potencializado pelas várias etapas do negócio: a compra de um terreno, aprovação de um projeto, as fases de fundação, construção e venda no preço adequado que são tarefas para profissionais capacitados.

Dória complementou que a RB investe muito tempo nas análises. O histórico da gestora é de R$ 2 bilhões investidos em mais de 140 projetos residenciais.

“Hoje na asset – que é a unidade de negócios com os fundos dedicados a esta estratégia – a gente tem aproximadamente R$ 400 milhões de ativos sob gestão distribuídos em 25 projetos”.

O gestor ainda conta que, ao longo da história da gestora, houve mais de sete veículos dedicados à estratégia.

“Esses fundos têm prazos determinados, mas a indústria de incorporação é de longo prazo e de capital intensivo. Você acaba criando e fortalecendo o relacionamento com incorporadores que estão nas ruas há décadas”.

A entrevista completa pode ser assistida no destaque desta matéria e também no canal do Clube FII no Youtube.

Quer aprender mais sobre FIIs e outros tipos de investimentos? Acesse o Hub de Educação da B3 e confira inúmeros cursos gratuitos.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias