Índices

Ibovespa B3 x Renda Fixa: veja quem está valorizou mais em 2025 

Ibovespa vem batendo recordes em 2025, ainda com taxa Selic em patamar considerado alto

Os cenários dos investimentos em 2025 estão marcados pelo bom desempenho da renda variável, em especial o Ibovespa B3. Mas, além disso, com a taxa Selic em 15% ao ano, os rendimentos de ativos de renda fixa seguem entre os mais altos do ano.  

Em 7 de novembro, o principal índice de ações da bolsa bateu recorde de altas em sequência, com 13 pregões no azul, o que não acontecia desde 1994. O IBOV ainda bateu seu recorde de fechamento pela 10ª vez seguida e chegou a +28,08% de valorização em 2025. 

Com o bom desempenho, você pode se perguntar: quem ‘está levando a melhor’ no ano, o Ibovespa ou os investimentos de renda fixa? Para isso, a pedido do Bora Investir, a Elos Ayta Consultoria levantou os rendimentos dos diversos índices. Confira! 

Ibovespa B3 x Renda Fixa em 2025 

Índice Retorno em 2025 (até 7 novembro)
Ibovespa B328,08% 
IDkA IPCA 30A 24,73% 
IDkA PRÉ 5A 23,63% 
IMA-Geral 12,67% 
CDI 12,08% 
Poupança 6,75% 

Dentre todos os índices da Anbima, CDI e Poupança, o IBOV é o que mais cresceu em 2025. Ele é seguido pelo IDkA IPCA 30A (+24,73%), indicador que reflete a curva de juros reais a partir de títulos públicos indexados à inflação, neste caso com vencimentos em 30 anos.  

Outro índice da família IDkA que também tem rendimentos próximo ao crescimento do Ibovespa, é o IDkA PRÉ 5A, com valorização de 23,63%, que reflete a curva de juros nominais a partir de títulos públicos prefixados. Neste caso, de ativos com vencimentos em 5 anos.  

Outro índice importante do mercado é o IMA-Geral, formado por todos os títulos públicos e com rendimento de 12,67%. Já o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), título emitido por bancos, tem valorização acumulada de 12,08%. Por fim, a poupança rendeu 6,75% neste ano. 

Como investir no Ibovespa

Existem diversas formas para se investir no principal índice de ações do Brasil, como opções semanais de Ibovespa, ETFs e contratos futuros de Ibovespa. Entenda o que são as opções de Ibovespa e a diferença entre opções, ETFs e contratos futuros.

+ Quer investir no Ibovespa B3? Saiba a diferença entre opções, contratos futuros e ETFs

Quer simular investimentos no Tesouro DiretoAcesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.