Qual o papel de índices e ETFs para seus investimentos?
B3 destaca a importância de índices para os investimentos
Sabia que antes da primeira pessoa chegar à Lua, a B3 já calcula o Ibovespa? Desde o lançamento do principal índice de ações do Brasil, em 1968, a B3 vem ampliando seu portfólio de índices. Este foi tema de um painel na Expert XP 2025, no estande da B3, nesta quinta-feira (24/05), apresentado por Ricardo Cavalheiro, superintendente do portfólio de índices.
ETFs e gestão passiva
Os índices são ferramentas essenciais para a criação de ETFs (Exchange Traded Funds), fundos cujas cotas são listadas em bolsa e podem ser negociadas como ações. Os ETFs também são conhecidos como fundos de índice, porque seguem algum indicador de referência.
Segundo dados apresentados por Cavalheiro, esse é um mercado forte e crescente no exterior: nos EUA, os ETFs representam cerca de 50% da indústria de fundos. Na Europa, esse percentual é de 30% e na Ásia, de 15%. No Brasil, entretanto, os ETFs ainda representam apenas 0,7% da indústria de fundos de investimentos – o que representa um grande potencial de crescimento, diz Cavalheiro.
Novos índices de renda fixa
O superintendente do portfólio de índices também falou da importância dos indicadores de renda fixa – em especial, dos índices de debêntures lançados recentemente pela B3.
Como usar os novos índices de debêntures da B3 para investir melhor
Segundo ele, os dados servem como referência e podem servir como comparação para outros investimentos e como insumo para decisões de investimentos. “O lançamento dos novos índices de debêntures marca um avanço importante no mercado de renda fixa privada. A B3 amplia a fronteira de negociação desses ativos, oferecendo dados estruturados que apoiam o investidor na tomada de decisão e na diversificação do portfólio”, diz.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.