Renda variável

Mercado Financeiro hoje e Morning Call Safra: melhora do Ibovespa

Cenário do mercado internacional, no entanto,  impõe certa cautela.

Novo mercado: Listagem de Ações na Bolsa.
Melhores práticas de administração melhoram o valor da empresa, dão mais liquidez às suas ações e mais segurança aos investidores. Foto: Divulgação B3.

O Ibovespa futuro sobe perto de 3% nesta manhã, após o primeiro turno das eleições no Brasil, com resultado mais apertado do que o esperado entre os dois principais candidatos (Lula e Bolsonaro), que disputam a vaga para o Palácio do Planalto. 

 Às 9h09, o Ibovespa futuro subia 2,61%, aos 113.840 pontos, após alta de mais de 3%, com máxima a 114.700 pontos.

O cenário do mercado internacional, no entanto,  impõe certa cautela.

Os juros dos Treasuries atingiram sucessivas mínimas do dia nesta manhã, após tocarem os maiores níveis em vários anos na semana passada em meio à expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) siga elevando os juros de forma agressiva. 

Às 8h57 (de Brasília), o rendimento da T-note de 2 anos caía a 4,142%, o da T-note de 10 anos recuava a 3,708% e o do T-bond de 30 anos diminuía a 3,684%.

No Morning Call Safra desta segunda-feira, 3 de outubro, você confere a recuperação do Ibovespa no último pregão antes do primeiro turno da eleição presidencial e os destaques da agenda de indicadores desta semana.

Ainda no Brasil, o  Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 0,8 ponto em setembro ante agosto, para 101,5 pontos, maior nível desde agosto de 2021, informou há pouco a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador mantém a tendência de alta pelo sexto mês seguido, com crescimento de 2,7 pontos no terceiro trimestre de 2022.

O Índice de Confiança Empresarial reúne os dados das sondagens da Indústria, Serviços, Comércio e Construção. O cálculo leva em conta os pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados, com base em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Abertura: Ibovespa sobe 3,11% na máxima a 113.455,29 pontos; dólar à vista renova mínima aos R$ 5, 2325, queda de 3%

Fechamento: Ibovespa fecha na máxima do dia a 116.134,46

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.