Ações
NVIDIA é boom ou bolha?
Bruna Marcelino
@brunaeconomistaEconomista, conselheira da ONG “Ação Jovem – Educação e Finanças”, tem as certificações CEA e CFP® e fala sobre investimentos no seu Instagram. Bruna esteve no Everest em abril/2023 e tem o propósito de mostrar que “Lugar de mulher é onde elas quiserem: inclusive na montanha e na bolsa de valores!”.
Alguns dias atrás, a NVIDIA surpreendeu o mercado e teve um salto de valorização superior a 16% em uma única sessão. Mas não parou por aí… só nos dois primeiros pregões de março já está subindo mais de 7% nos EUA.
Mas por que tanto otimismo com NVIDIA? Em conversa com o analista Bernando Carneiro, CFA, ele nos disse que “os resultados da NVIDIA divulgados são impressionantes, de aplaudir de pé.” Ele ressaltou que “neste 4º trimestre do ano fiscal de 2024, encerrado no final de janeiro, a NVIDIA cresceu a receita líquida em 265%, e no ano todo, mais do que dobrou. Em 2023 o lucro líquido somou 30 bilhões de dólares, 7 vezes o reportado no ano anterior, e sobre uma receita de 60 bilhões de dólares, [o que representa] margem líquida de 50%”. Ele classifica NVIDIA como uma “genuína cash cow” [expressão de mercado traduzida como “vaca leiteira” que indica uma empresa que gera muito caixa].
Na corrida da inteligência artificial, a NVIDIA está na dianteira. Na entrevista com o especialista em renda variável Guilherme Zanin, CFA, ele destaca que “a inteligência artificial (IA) tem uma cadeia de empresas de suprimentos que podem se beneficiar” e ele nos explica como é a atuação das principais empresas consolidadas nesse ramo e que têm BDRs listados na B3:
- ASML Holding (ASML34) é a empresa que faz as máquinas para produzir os semi-condutores. Poucas empresas conseguem comprar essa máquina (que custa alguns milhões) e exatamente por causa disso ela tem quase um monopólio.
- Taiwan Semiconductor (TSMC34) é a maior produtora de semi-condutores do mundo. Utiliza as máquinas da ASML para fazer os chips. Produz chips para NVIDIA, mas também para Microsoft, Apple etc. Tem grande parte do market share global.
- NVIDIA (NVDC34) projeta os chips que fisicamente são construídos pela TSMC. Empresa de “capital leve”, ou seja, não tem fábricas. Tem muito investimento em computadores e pessoal [Pesquisa & Desenvolvimento]. O CAPEX é baixo. Quanto mais ela vender, mais as margens vão melhorar e aumentar o lucro. Com o Chat GPT Open AI, viram que a NVIDIA tem o melhor chip para [serem alocados nos] data centers. No passado, a NVIDIA ficou bastante conhecida fazendo placas de vídeo para jogos de computador [no mercado de game]. Atualmente, eles têm os melhores processadores para o objetivo de inteligência artificial, conclui Zanin. [No balanço divulgado, o segmento de data center representou 83% da receita, enquanto de game foi de 13% no 4TR].
Os BDRs são recibos que representam ações de empresas estrangeiras. Ou seja, é possível investir nessas empresas sem precisar abrir conta no exterior, visto que esses BDRs são negociados na B3 sob o código que aparece ao lado do nome de cada empresa acima.
E para quem prefere diversificar, há ETFs temáticos na bolsa como o TECK11 que investe nas 10 principais empresas de tecnologia e consumo. Nesse fundo de índice, o maior peso é a NVIDIA com 14%, ao lado de outras 9 gigantes. E a carteira é rebalanceada frequentemente.
Será que inteligência artificial é o futuro?
Uma semana depois da divulgação de balanço da NVIDIA, a Apple anunciou que estava abandonando o projeto do carro elétrico, que custou bilhões de dólares nos últimos 10 anos, para realocar a equipe para desenvolvimento de inteligência artificial.
A IA tem mostrado ser uma revolução no presente. Há um ano circulava na internet o vídeo feito por IA com um rosto desfigurado. Duas semanas atrás, o Sora impressionou o mundo com a criação de um vídeo em alta definição utilizando IA a partir de um texto. Imagina o que o futuro reserva para quem pretende investir nessas empresas com perspectiva de longo prazo….
E, por falar em inovação com IA, a B3 lançou o Chat GPT de Educação Financeira, uma ferramenta de inteligência artificial que auxilia com dúvidas e dicas de educação financeira. Está disponível aqui mesmo no “Bora Investir” de forma 100% gratuita. Já experimentou?