ETFs

Cripto em alta: saiba os 10 ETFs com maiores retornos de 2023

Confira os ETFs (fundos de índices) que mais se destacaram no ano. Alta das criptomoedas impulsiona classe no ativo

Criptoativos. Foto: Pixabay
os investidores ganham a possibilidade de cobrar as autoridades em caso de problemas com prestadoras de serviços de criptoativos. Foto: Pixabay

Os ETFs são fundos de investimento que replicam um determinado índice do mercado financeiro de ações, renda fixa ou algum outro tipo de ativo. Através deles, é possível diversificar e até mesmo investir no exterior.

Por suas características, eles vêm se popularizando dentre os ativos da bolsa de valores. Porém, em 2023, alguns se destacaram mais que outros. Em levantamento, a Economatica trouxe os ETFs que melhor desempenharam no último ano. Confira!

“Temos visto grande apetite do investidor brasileiro em diversificar e alocar no exterior”, diz diretor da BlackRock

Os 10 ETFs com melhores desempenhos em 2023

Nome do ETFCódigoRetorno em 2023 em %
1Hashdex Smart Contract PlatformsWEB311209,86
2Qr BitcoinQBTC11145,96
3IT NOW Bloomberg Galaxy BitcoinBITI11135,23
4Hashdex BitcoinBITH11134,82
5Hashdex Nasdaq CryptoHASH11112,54
6Empiricus Teva Criptomoeda Top 20CRPT1193,76
7Qr EtherQETH1186,12
8Hashdex DeFiDEFI1181,87
9Hashdex EtherETHE1180,57
10It Now TeckTECK1178,84
Elaboração: Economatica

Líder de desempenho entre os ETFs, com alta de 209,86% o Hashdex Smart Contract Platforms é um fundo atrelado ao índice CF Web 3.0 Smart Contract Platforms Market Cap Index – Brazil. Esse indicador é ligado à Web3, uma tecnologia construída sobre a estrutura das plataformas de contratos inteligentes.

Já o segundo lugar no ranking ficou com o ETF Qr Cme Cf Bitcoin Reference Rate, que subiu 145,96%. O fundo é atrelado a um índice que acompanha o preço médio do bitcoin em dólares americanos.

Outro ligado à criptomoeda bitcoin, o It Now Bloomberg Galaxy Bitcoin foi o terceiro ETF com melhor desempenho em 2023. O ativo teve um valorização de 135,23% no último ano.

Cripto se destaca no ano

O principal destaque do levantamento ficou por conta do desempenho dos ETFs ligados à cripto. Dentre os 10 mais rentáveis de 2023, os 9 primeiros são ligados à tecnologia e moedas digitais. 

Entre os ativos, existem fundos atrelados ao bitcoin, Ether, DeFi (finanças descentralizadas), blockchain e mais. 

Para Carlos André Marinho Vieira, analista-chefe do TC, o segmento apresenta uma performance muito boa no ciclo de queda de juros, mesmo que esse ciclo ainda não tenha começado nos EUA.

“Ainda que este ciclo não tenha iniciado, as perspectivas são bastante otimistas quanto à queda dos juros nos EUA a partir do primeiro semestre do ano. Entre os ETFs de criptomoedas, temos o investimento direto e indireto no próprio Bitcoin, em outras criptomoedas ou até mesmo em tokens e protocolos”, destaca.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre criptoativos? Confira os cursos gratuitos no Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.