Investir melhor

Sua hora vale ouro: vamos calcular?

Imagem ilustrativa de saco de dinheiro e relógio azul
Os valores arrecadados nessa operação podem ter vários destinos.

Francine Mendes

@francinemendes

Francine Mendes Gregori é Fundadora e CEO da FemFintech ELAS QUE LUCREM (EQL). Economista formada pela UFSC e especialista em educação financeira para mulheres, mestre em Psicanálise do Consumo pela Universidad Kennedy, Presidente do comitê de Insurtech da Abranet e autora do livro ‘Mulheres que Lucram’, o 4o livro mais vendido de finanças do Brasil.


Não é difícil abrir redes sociais e encontrar um monte de coaches tentando nos ensinar a gerenciar melhor nossa vida. 

Entretanto, como lidar com o excesso de manuais dispostos a nos colocar numa caixinha inútil de felicidade? Minha experiência de vida como mulher, mãe, esposa, empresária e doméstica da sociedade, ensinou-me a fazer boas escolhas – não para ser mais feliz, mas para sofrer melhor. 

Aprendi que as escolhas inteligentes são as que nos deixam mais próximas da vida que queremos levar e que a independência é ter sob seu domínio seu maior ativo: o tempo. 

Mulheres que estão em busca da sua independência financeira precisam de um tipo diferente de gerenciamento de rotinas que não está em nenhum manual de instruções. Posso garantir que há muitos séculos estamos disponíveis demais. Tão disponíveis que já não percebemos mais a presença da ausência de nós mesmas. 

O tempo para nós mulheres não cabe no relógio. Chegamos num ponto em que, ao invés de nos sentirmos realizadas, temos aquela sensação de estarmos sobrecarregadas, subestimadas e até ressentidas pela falta de reconhecimento e gratificação do nosso generoso tempo investido em tudo e em todos. 

As mulheres que vivem por muitos anos numa rotina tediosa dedicada somente à casa e à família, sentem mais impacto do golpe da invisibilidade e das dificuldades financeiras. O tempo é muitas vezes frustrante para quem não tem um projeto para chamar de seu. 

Mas quero trazer esperança e metodologia para você perder melhor seu tempo. O seu objetivo agora não é fazer mais, até porque você já fez e faz tanto, é hora de recuperar parte da sua vida e também conseguir aproveitar melhor o momento ao lado das pessoas que ama e admira. 

O tempo é escasso, porém, há chance de devorar os próximos dias com louvor. Se você trabalha ou realiza tantas atividades que consomem toda a sua força e o salário recebido não paga a vida que você sonha, está na hora de aumentar sua produtividade e vender melhor esse ativo! 

Para isso, a primeira tarefa é saber o valor da sua hora, isso é algo muito, muito importante! Um mês tem em média 22 dias úteis. Se você ganha R$ 5.000,00 e trabalha 8 horas por dia, logo você trabalha 176 horas no mês. Logo, sua hora custa: R$ 28,40. Agora calcule quanto você gostaria de receber pela sua hora de trabalho e persiga esse objetivo. 

Para aumentar o rendimento mensal e ter renda extra, seria interessante fazer uma especialização. Aqui vale até pensar num empréstimo, é uma dívida boa porque você vai aumentar suas receitas e ainda conhecer mais pessoas que podem dar novas e melhores oportunidades. 

Uma das maiores perdas de tempo que eu vejo são mulheres que fazem apenas o que aparece em seu caminho, sem disciplina e planejamento. Muitas fazem de graça e depois vivem a desgraça de uma vida emocional e financeira perdida. Lembre-se, no final do dia, o dinheiro sempre será apenas uma consequência da venda do seu tempo. Se tens ainda algum tempo a perder, corra para gastá-lo com grandiosidade.