Objetivos financeiros
Você conhece as diferenças entre os dois principais modelos de planos de previdência empresariais disponíveis no mercado?

Itaú Asset
Os planos de benefício definido (BD), muito comuns há algumas décadas e cada vez mais raros de serem oferecidos em dias atuais, têm uma alocação focada primariamente na estabilidade e solvência, pois o patrocinador assume o risco de garantir os pagamentos futuros. Dessa forma, a carteira é estruturada com forte presença de renda fixa de longo prazo, hedge com derivativos e estratégias de Asset Liability Management (ALM) para casar ativos e passivos.
A gestão é orientada em evitar déficits atuariais, pois oscilações no mercado podem impactar significativamente a solvência do plano. A exposição a renda variável em geral é bastante controlada, comumente apresentando um perfil mais conservador, especialmente quando juros reais estão acima dos objetivos atuariais do plano. Além disso, ciclos econômicos adversos podem pressionar o patrimônio e exigir aportes extras para cobrir déficits.
Já nos planos de contribuição definida (CD), mais comuns na oferta atual, o risco recai sobre o participante, e a alocação dos investimentos é mais flexível, idealmente ajustada ao perfil do investidor. Como não há compromisso fixo de pagamentos, a gestão foca no crescimento do patrimônio, muitas vezes utilizando fundos ciclo de vida para reduzir a exposição ao risco conforme a aposentadoria se aproxima e a aversão a risco aumenta. A regulação permite maior liberdade na escolha dos ativos. Em crises, as perdas afetam diretamente o saldo do participante, sem gerar compromissos adicionais para patrocinadores.
Em ambos os modelos, transparência, custo baixo e diversificação auxiliam os participantes e patrocinadores dos planos a atingirem seus objetivos atuariais, formando um alinhamento enorme com o uso de ETFs e fundos indexados, pilares de alocação para investidores dos mais variados perfis, inclusive investidores de longo prazo como os de planos de previdência.
A Itaú Asset Management auxilia estes investidores a proporcionar mais opções aos seus participantes, mais transparência para os órgãos internos e externos de governança e custos muito eficientes através de uma plataforma super completa de ETFs e fundos indexados, com opções em Renda Fixa, Renda Variável, Moedas, Commodities, Cripto e muito mais.
As opiniões contidas nessa coluna não refletem necessariamente a opinião da B3
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.