Notícias

11 dicas de séries, podcasts, filmes e livros sobre investimentos para voar em 2023

Comece o ano inspirado com conteúdos educativos e divertidos

Moedas sob um livro aberto
Conheça algumas categorias e os vencedores dessa premiação fictícia. Foto: Adobe Stock

Quem não fica empolgado quando um novo ano começa? Dá vontade de recomeçar, de melhorar e colocar em prática todos aqueles planos que estão no fundo da gaveta, mas nunca se tornam realidade. Que tal, então, um pouco de inspiração?

Para ajudar você a começar 2023 com tudo nas finanças e investimentos, o Inteligência Financeira preparou uma lista com 11 sugestões de livros sobre investimentos, filmes, séries e podcasts.

Filme: Moneyball (2011)

Esse longa-metragem não fala exatamente sobre finanças e investimentos, mas tem lições importantes. Estrelado por Brad Pitt, o filme conta a história de um técnico de beisebol de um time pequeno que precisa montar uma equipe, mas não tem muitos recursos.

Assim, ele decide que a melhor maneira de procurar jogadores é usando dados, e não a intuição. Dessa forma, a história (real) nos mostra que, para ter bons resultados, é necessário olhar para a realidade com um olhar pragmático. E agir dentro das suas possibilidades, correndo riscos calculados. Uma bela lição para investidores, não?

Filme: Mercado de Capitais (2016)

Financiado por mulheres que trabalham em Wall Street, o filme mostra a história de uma investidora que tenta fazer carreira no centro financeiro dos Estados Unidos. Portanto, Mercado de capitais é um thriller que acompanha essa jornada com seus altos e baixos –e todos os problemas dessa área.

O protagonismo das mulheres no longa não se restringe apenas à história, mas também à equipe que produziu a obra. 

Filme: Como ser Warren Buffett (2017)

Esse documentário conta a história do lendário investidor que há décadas é referência no mercado financeiro. Ele é um bilionário, mas vive uma vida modesta em sua casa, em Omaha (EUA).

+ 7 filmes sobre o mercado financeiro

O filme conta com depoimentos do próprio Warren Buffett e até de Bill Gates, e procura mostrar como o investidor pensa e por que ele se tornou uma figura tão importante no mundo dos investimentos. 

Livro: Filosofias de Investimento (Aswath Damodaran)

Um dos principais desafios para quem quer começar a investir – ou quer diversificar a carteira – é saber o que fazer. Por isso, o livro de Aswath Damodaran pode ser útil.

O autor mostra quais maneiras de investir vêm dando certo ao longo dos anos, como elas são compostas e como agem os investidores que usam cada uma delas. 

Livro: Conversas com gestores de ações brasileiros (Luciana Seabra)

Que tal aprender com as pessoas que fazem acontecer no mercado de ações? Como eles fazem para escolher as melhores ações? Luciana Seabra, especialista em fundos de investimento, reuniu 18 conversas com pessoas responsáveis pela gestão de recursos em instituições renomadas, como a Verde Asset, SPX Capital e BTG Pactual. 

Livro: Fora da curva (Pierre Moreau)

A série de livros tem depoimentos de grandes investidores do Brasil, como André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Guilherme Aché, José Carlos Reis de Magalhães Neto, Luiz Fernando Figueiredo, Meyer Joseph Nigri, Pedro Damasceno e Florian Bartunek, que é também um dos organizadores da obra.

Os entrevistados falam sobre suas carreiras e compartilham o que pensam dos mercados brasileiro e internacional. 

Podcast: Inteligência Financeira – Visão de Líder

Apresentado por Anne Dias, editora-executiva da Inteligência Financeira, e Leandro Modé, CEO da IF, o Visão de Líder conversa com CEOs, presidentes e grandes líderes brasileiros para saber mais sobre sua trajetória. Alguns dos nomes entrevistados são Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza)Rubens Menin (CRV) e Roberto Setúbal (Itaú Unibanco).

Além de falar sobre suas carreiras, os convidados também contam histórias de suas vidas e falam sobre como chegaram onde estão hoje. 

Podcast: Entretanto

Este podcast não fala apenas sobre economia e finanças; ele também explica questões contemporâneas, especialmente ligadas ao direito. Não por acaso, é apresentado por uma professora e pesquisadora de economia (Laura Carvalho, autora de “Valsa brasileira”) e um da área do direito (Renan Quinalha). É um programa semanal. 

Podcast: G1 – Educação Financeira

Com linguagem simples e acessível, o podcast é ideal para quem quer dar seus primeiros passos no mundo das finanças e investimentos em 2023. Os assuntos são variados e atendem a diferentes públicos. Vão desde como planejar as férias familiares até os melhores investimentos de 2022. Também tem entrevistas com especialistas, que discutem temas importantes como a economia em 2023. 

Série: Billions

Sucesso de público e crítica, essa série conta a história de Boby Axelrod, um bilionário que comanda um fundo de investimentos, e Chuck Roades, um promotor público que investiga o investidor em busca de crimes dele.

Além de todo o drama e da aventura, Billions também explica como funciona o mercado financeiro e seu entorno. Entretenimento e educação no mesmo pacote! Está disponível no Netflix e na HBO Max. 

Série: GameStop contra Wall Street

Disponível no Netflix, o documentário seriado resgata uma história quase surreal. Imagine que um grupo de investidores amadores consiga, ainda que por apenas alguns meses, fazer o valor de uma empresa subir muito no mercado de ações se organizando por meio de um fórum de internet. Foi exatamente isso o que aconteceu com a americana Gamestop, que vende videogames e o fórum do Reddit r/wallstreetbets.

Veja o vídeo do Inteligência Financeira sobre o caso relatado na série:

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias