Objetivos financeiros

Diversificação de investimentos: por que é tão importante e como fazer

Investir em ativos de diferentes tipos e prazos, ligados a diferentes setores, indexadores e até países é a estratégia mais indicada para minimizar riscos e ter mais segurança em relação ao retorno no longo prazo

Conceito de diversificação representado por um carrinho de supermercado cheio de moedas diferentes. Foto: AdobeStock/Manipulação: Estadão
Apesar de simples, uma boa pesquisa de preços sempre gera economias. Foto: AdobeStock/Manipulação: Estadão

Da proteção do patrimônio ao aumento das possibilidades de bons retornos com os investimentos, a diversificação da carteira é um ponto essencial para qualquer investidor – desde aquele que está começando agora, até os mais experientes do mercado financeiro.

De acordo com Christianne Bariquelli, superintendente de Educação da B3, a Bolsa de Valores brasileira, quando o investidor trabalha com uma estratégia de diversificação de investimentos, o equilíbrio entre os ativos escolhidos para compor o portfólio vai reduzir os riscos contra a volatilidade e, possivelmente, potencializar o retorno. “O investidor tem mais chance de chegar perto da rentabilidade que imaginou para o seu dinheiro”, afirma Christianne.

+ Leia também: A importância da diversificação de investimentos em cenários de risco local

Você sabia?

A estratégia de diversificação ou Teoria Moderna do Portfólio surgiu com o economista Harry Markowitz na década de 1950. Em 1990, seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio Nobel de Economia

Os investidores pessoa física vêm aderindo à diversificação – e os dados da própria B3 comprovam isso. De 2016 para 2020, caiu de 61% para 40% o patrimônio alocado apenas em ações. De lá para cá, cresceu o número de pessoas investindo em outros produtos como fundos imobiliários (FIIs), fundos de índices (ETFs) e ativos no exterior, por meio dos BDRs, por exemplo.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias