Objetivos financeiros

7 filmes sobre o mercado financeiro para assistir

Ficção, documentários, clássicos e produções recentes; não vão faltar opções para se divertir e aprender sobre o mercado

Dois homens e uma mulher no cartaz do filme Wall Street poder e cobiça
Wall Street é um dos clássicos sobre mercado financeiro. Foto: 20th Century Studios

Nada mais eficiente que aprender se divertindo, e no caso do mercado financeiro com todos seus conceitos complicados, alguns filmes podem ser boas ajudas para se inteirar nesse mundo.

Confira a seguir uma lista de sete filmes sobre mercado financeiro, entre clássicos, produções recentes, ficção e documentário para saber mais sobre finanças.

Wall Street – Poder e Cobiça

Talvez o maior clássico dos filmes sobre mercado financeiro, Oliver Stone dirigiu Wall Street e o lançou em 1987. Conta a história de Bud Fox, um corretor em início de carreira que começa a trabalhar para o poderoso player Gordon Gecko. Fox precisou revelar induzidamente informações confidenciais da empresa de aviação de seu próprio pai, Carl Fox, para conseguir o trabalho.

A prática de usar informações privilegiadas na negociação de valores mobiliários é crime nos EUA – e também no Brasil. No filme, Bud Fox tem que lidar com as consequências de sua escolha.

Wall Street está disponível na plataforma Star Plus.

O Clube dos Meninos Bilionários

Apesar de não ter sido um grande sucesso de bilheterias, o Clube dos Meninos Bilionários tem seu valor ao abordar uma história real. O filme se passa em Los Angeles nos anos 80 e conta como um grupo de amigos arma um esquema de fraude financeira.

A fraude abordada é conhecida como “Esquema Ponzi“; ela acontece quando o dinheiro investido por alguém é repassado a outro investidor, que acredita estar recebendo os dividendos legais de uma empresa. No filme e na vida real, o idealizador do esquema, Joe Hunt, encarou acusações ainda mais sérias que a de fraude financeira.

O Clube dos Meninos Bilionários está disponível no YouTube e na HBO Max.

A Grande Aposta

Sucesso de bilheteria e vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado, A Grande Aposta conta a história da crise de 2008 pelo ponto de vista do excêntrico investidor Michael Burry.

O filme retrata como Burry preveu a bolha imobiliária que causou a crise; para explicar conceitos complexos, como o subprime – crédito de risco caracterizado por juros vantajosos e ausência de garantias por parte do tomador do empréstimo -, o filme conta com as participações e explicações inesperadas de celebridades, como a cantora Selena Gomez e o chefe de cozinha Anthony Bourdain.

A Grande Aposta está disponível no Youtube e na Amazon Prime Video.

O Dia Antes do Fim

Outro sucesso de crítica e bilheteria sobre mercado financeiro, O Dia Antes do Fim também aborda a crise de 2008. Entretanto, pode ser visto como um contraponto à Grande Aposta, já que a história é contada não pelo ponto de vista de um investidor, mas de um funcionário de um dos bancos que faliram durante a crise.

Após sua demissão, o gerente de risco Eric Dale entrega um dossiê com informações a seu colega Peter Sullivan. Esse, por sua vez, acaba descobrindo que o banco onde trabalha está excedendo valores em contratos de hipoteca. Logo, possíveis inadimplências poderiam causar grandes estragos financeiros.

O Dia antes do Fim está disponível no Prime Video.

Veja também: 8 cursos gratuitos sobre finanças para você começar a investir

O Eclipse

De autoria de Michelangelo Antonioni, um dos maiores diretores do cinema italiano, O Eclipse conta a história de Vittoria, uma jovem tradutora que se envolve com Piero, corretor da bolsa de valores de Roma.

Ambientado na década de sessenta, O Eclipse é um testemunho de como se davam as transações na bolsa de valores numa época em que nem os telefones celulares existiam. Também é uma oportunidade de ver a extinta bolsa de valores de Roma, já que as cenas foram gravadas lá mesmo.

O Eclipse está disponível na plataforma MUBI.

Como ser Warren Buffet

O documentário é uma biografia de Warren Buffett, considerado um dos maiores investidores de todos os tempos. O filme tem a proposta de analisar a trajetória profissional de Buffett sem nunca deixar de vista alguns episódios de sua vida pessoal. Um exemplo é o fato de o investidor milionário ainda morar na mesma casa que comprou nos anos cinquenta, por pouco mais de U$ 30 mil.

Por esse motivo, o filme pode ser visto como uma série de lições a investidores iniciantes e está disponível no HBO Max.

Salvando o Capitalismo

O documentário é um retrato do sistema econômico estadunidense, partindo de análises sobre a consolidação dos EUA como potência econômica até os dias de hoje, quando o país vê crescer cada vez mais suas taxas de desigualdade social.

Além das análises, o filme do mercado financeiro também discute soluções para contornar problemas e fragilidades observadas no sistema econômico como ele se dá hoje. Salvando o Capitalismo está disponível na Netflix.