Objetivos financeiros

7 filmes sobre o mercado financeiro para assistir

Ficção, documentários, clássicos e produções recentes; não vão faltar opções para se divertir e aprender sobre o mercado

Dois homens e uma mulher no cartaz do filme Wall Street poder e cobiça
Wall Street é um dos clássicos sobre mercado financeiro. Foto: 20th Century Studios

Nada mais eficiente que aprender se divertindo, e no caso do mercado financeiro com todos seus conceitos complicados, alguns filmes podem ser boas ajudas para se inteirar nesse mundo.

Confira a seguir uma lista de sete filmes sobre mercado financeiro, entre clássicos, produções recentes, ficção e documentário para saber mais sobre finanças.

Wall Street – Poder e Cobiça

Talvez o maior clássico dos filmes sobre mercado financeiro, Oliver Stone dirigiu Wall Street e o lançou em 1987. Conta a história de Bud Fox, um corretor em início de carreira que começa a trabalhar para o poderoso player Gordon Gecko. Fox precisou revelar induzidamente informações confidenciais da empresa de aviação de seu próprio pai, Carl Fox, para conseguir o trabalho.

A prática de usar informações privilegiadas na negociação de valores mobiliários é crime nos EUA – e também no Brasil. No filme, Bud Fox tem que lidar com as consequências de sua escolha.

Wall Street está disponível na plataforma Star Plus.

O Clube dos Meninos Bilionários

Apesar de não ter sido um grande sucesso de bilheterias, o Clube dos Meninos Bilionários tem seu valor ao abordar uma história real. O filme se passa em Los Angeles nos anos 80 e conta como um grupo de amigos arma um esquema de fraude financeira.

A fraude abordada é conhecida como “Esquema Ponzi“; ela acontece quando o dinheiro investido por alguém é repassado a outro investidor, que acredita estar recebendo os dividendos legais de uma empresa. No filme e na vida real, o idealizador do esquema, Joe Hunt, encarou acusações ainda mais sérias que a de fraude financeira.

O Clube dos Meninos Bilionários está disponível no YouTube e na HBO Max.

A Grande Aposta

Sucesso de bilheteria e vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado, A Grande Aposta conta a história da crise de 2008 pelo ponto de vista do excêntrico investidor Michael Burry.

O filme retrata como Burry preveu a bolha imobiliária que causou a crise; para explicar conceitos complexos, como o subprime – crédito de risco caracterizado por juros vantajosos e ausência de garantias por parte do tomador do empréstimo -, o filme conta com as participações e explicações inesperadas de celebridades, como a cantora Selena Gomez e o chefe de cozinha Anthony Bourdain.

A Grande Aposta está disponível no Youtube e na Amazon Prime Video.

O Dia Antes do Fim

Outro sucesso de crítica e bilheteria sobre mercado financeiro, O Dia Antes do Fim também aborda a crise de 2008. Entretanto, pode ser visto como um contraponto à Grande Aposta, já que a história é contada não pelo ponto de vista de um investidor, mas de um funcionário de um dos bancos que faliram durante a crise.

Após sua demissão, o gerente de risco Eric Dale entrega um dossiê com informações a seu colega Peter Sullivan. Esse, por sua vez, acaba descobrindo que o banco onde trabalha está excedendo valores em contratos de hipoteca. Logo, possíveis inadimplências poderiam causar grandes estragos financeiros.

O Dia antes do Fim está disponível no Prime Video.

Veja também: 8 cursos gratuitos sobre finanças para você começar a investir

O Eclipse

De autoria de Michelangelo Antonioni, um dos maiores diretores do cinema italiano, O Eclipse conta a história de Vittoria, uma jovem tradutora que se envolve com Piero, corretor da bolsa de valores de Roma.

Ambientado na década de sessenta, O Eclipse é um testemunho de como se davam as transações na bolsa de valores numa época em que nem os telefones celulares existiam. Também é uma oportunidade de ver a extinta bolsa de valores de Roma, já que as cenas foram gravadas lá mesmo.

O Eclipse está disponível na plataforma MUBI.

Como ser Warren Buffet

O documentário é uma biografia de Warren Buffett, considerado um dos maiores investidores de todos os tempos. O filme tem a proposta de analisar a trajetória profissional de Buffett sem nunca deixar de vista alguns episódios de sua vida pessoal. Um exemplo é o fato de o investidor milionário ainda morar na mesma casa que comprou nos anos cinquenta, por pouco mais de U$ 30 mil.

Por esse motivo, o filme pode ser visto como uma série de lições a investidores iniciantes e está disponível no HBO Max.

Salvando o Capitalismo

O documentário é um retrato do sistema econômico estadunidense, partindo de análises sobre a consolidação dos EUA como potência econômica até os dias de hoje, quando o país vê crescer cada vez mais suas taxas de desigualdade social.

Além das análises, o filme do mercado financeiro também discute soluções para contornar problemas e fragilidades observadas no sistema econômico como ele se dá hoje. Salvando o Capitalismo está disponível na Netflix.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias