Notícias

3tentos: abertura de capital impulsiona práticas sustentáveis

Em conversa com o B3 Convida Empresas, executivos abordam expansão para o Centro-Oeste e reforçam importância da agenda sustentável

Executivos da empresa 3tentos, dois homens brancos, na sede da B3
Com os recursos captados pelo IPO, a empresa tem investido na expansão fabril e na implantação de práticas sustentáveis. Foto: Reprodução

Fundada em 1995, a 3tentos é uma empresa gaúcha que atua no varejo de insumos agrícolas, trading e industrialização de grãos. E, desde o ano passado, tornou-se uma companhia de capital aberto ao realizar seu IPO. Com os recursos captados, a empresa tem investido na expansão fabril e na implantação de práticas sustentáveis. 

Ao programa B3 Convida Empresas, o CEO da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel, e o COO e presidente do conselho, João Marcelo Dumoncel, falam sobre o impacto de pautas ESG no agronegócio e as perspectivas para o setor. 

Confira abaixo alguns destaques da entrevista*:

Os resultados do IPO da 3tentos

“A distância que existia entre o campo e a Faria Lima está diminuindo”. É assim que o CEO da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel, define o primeiro ano de capital aberto da empresa. Ele destaca que os recursos vindos de investidores estão ajudando a empresa a alcançar um marco histórico: a instalação da primeira fábrica fora do Rio Grande Do Sul, no município de Vera, no Mato Grosso.

Mais do que uma expansão dos negócios da empresa, a instalação da nova fábrica visa a atender melhor os produtores rurais concentrados no eixo Sorriso-Sinop, uma das principais áreas produtoras do Brasil. A fábrica, por sua vez, será responsável por gerar cerca de 300 empregos diretos e se concentrará na produção do farelo de soja e no processamento do biodiesel, combustível renovável e biodegradável.

“O Brasil tem grande potencial para a transição dos combustíveis fósseis”, afirma o CEO da 3tentos.

A agenda ESG na 3tentos

O biodiesel é só uma das várias práticas alinhadas ao ESG que estão na pauta da 3tentos. “O agronegócio e a natureza são interdependentes. Há uma necessidade de o produtor rural ser um conservacionista”, diz o COO João Marcelo Dumoncel. Ele também lembra que a empresa, desde o começo de sua trajetória, utiliza técnicas de produção com conservação do solo e da microbiologia, evitando a erosão e o assoreamento.  

Além da preservação do meio ambiente, ambos executivos reconhecem que seguir pautas ESG é fundamental para a manutenção dos atuais investidores, uma vez que o mercado financeiro se preocupa cada vez mais com a aplicação de políticas sustentáveis e de inclusão por parte das empresas. “O ESG não é uma sigla para preencher relatórios, mas um política para gerar resultados”, declara João Marcelo Dumoncel.

Uso da tecnologia no campo

Outra maneira de alinhar as práticas da empresa com as demandas atuais foi o programa de digitalização do campo. Há três anos, a 3tentos disponibiliza um aplicativo em que produtores cadastrados têm acesso a dados como: volume de grãos, histórico de compras de insumo e saldo disponível. Durante a pandemia, as facilidades trazidas pela internet foram otimizadas, e hoje é possível até emitir notas fiscais pelo app. Atualmente o aplicativo da 3tentos conta com mais de quatro mil produtores rurais cadastrados.

Resultados da 3tentos

Abertura de capital, expansão dos negócios, investimento em ESG e digitalização, entre outras estratégias, trouxeram resultados positivos para a 3tentos. No segundo trimestre do ano, a empresa registrou lucro líquido de R$ 121,2 milhões, um crescimento de 6,1% na comparação com o mesmo período de 2021.  

*A entrevista foi gravada em 27 de julho de 2022.

 

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias