BC dos EUA sobe juros em 0,25 ponto percentual para maior valor em 22 anos
Taxa está agora entre 5,25% e 5,5%. Federal Reserve deixou a porta aberta para novo aperto monetário. Presidente do Fed disse que segue focado em cumprir a meta de inflação
O Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, decidiu nesta quarta-feira, 26/07, elevar em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros para o intervalo de 5,25% a 5,5% ao ano.
Esse é o maior patamar de juros da economia americana em 22 anos, ou seja, desde janeiro de 2001. A decisão ficou em linha com o esperado pelos analistas, no entanto a sinalização de término do aperto monetário não veio.
Na entrevista após a decisão, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o segue muito focado em cumprir meta de inflação a 2%.
“Moderou um pouco [inflação] desde meados do ano passado, mas tem um longo caminho pela frente, mesmo com a expectativa de inflação de longo prazo bem ancorada [na meta]. (…) Levará tempo para que os efeitos do aperto surtam efeito” completou.
O mandatário também alertou que voltar à estabilidade de preços exigirá um período de crescimento econômico abaixo da média. E disse que o Fed vai avaliar a necessidade de apertar ainda mais a política monetária “reunião por reunião”.
“Se o Fed decidir aumentar ainda mais as taxas, ele seguirá em frente e tomará essa decisão”, concluiu.
Para o economista-chefe da Kínitro Capital, Sávio Barbosa, o aumento de hoje será o último desse ciclo de alta de juros, diante de uma leitura mais benigna da inflação americana.
“O núcleo sustentou um ritmo próximo de 5% em termos anualizados no 1º semestre de 2023. Nossas projeções indicam que ele desacelerará para um ritmo anualizado abaixo de 3% no 2º semestre, o que dará conforto ao FED para manter a taxa de juros estável ao longo dos próximos meses”.
Quando começou o aperto monetário?
O Banco Central americano começou a apertar sua política monetária em março de 2022, diante do escalada da inflação. Desde então foram onze elevações da taxa básica em 0,25 ponto percentual. Em junho, o Fed pausou sua alta.
Como está a economia dos EUA?
Na segunda-feira, 24/07, o índice de gerentes de compras (PMI) composto dos Estados Unidos, que reúne a atividade do setor industrial e de serviços, desacelerou para 52 pontos em julho.
O indicador acima de 50 pontos indica que há expansão nesses grupos. No entanto, esse foi o ritmo mais lento de expansão da atividade comercial americana em cinco meses.
O principal impacto veio da moderação do crescimento no setor de serviços, além do crescimento econômico mais lento – característico para essa época do ano – da fraca criação de vagas, confiança empresarial em queda e inflação persistente.
Resultado do PIB
Nesta quinta-feira, 27/07, será divulgado o resultado do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos no segundo trimestre.
A leitura dos analistas é de uma perda no ritmo do PIB para 1,8%. Nos primeiros três meses do ano, a maior economia do planeta avançou 2%.
Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.