Black Friday: o que esperar da edição de 2022?
Copa do Mundo promete movimentar comércio; consumidores começaram a pesquisar preços com antecedência
Após resultados abaixo da expectativa em sua última edição, a Black Friday deste ano promete movimentar mais os consumidores. Foi essa conclusão de uma pesquisa realizada pelo Instituto Reclame Aqui entre os dias 17 e 18 de agosto.
Outra característica da próxima Black Friday será a grande participação do PIX em transações via e-commerce. A modalidade de pagamento oferece vantagens a lojistas e consumidores, pois os pagamentos são recebidos no momento da transação.
No lado específico dos lojistas, há menos custos operacionais com o PIX, se comparado a outras modalidades de pagamento, como cartões de crédito e débito.
Para os consumidores, há maior facilidade, já que o PIX é amplamente aceito em compras feitas pela internet, diferente, por exemplo, do boleto bancário, modalidade não aceita em 50% das transações de e-commerce, segundo dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm).
Nesse sentido, também é importante destacar que o e-commerce foi predominante na edição do ano passado; já na de 2022, espera-se que o omnichannel – com compra online e retirada na loja – seja o método mais usado.
O que foi a ‘Black Friday da Mercearia’?
A edição de 2021 ficou conhecida como Black Friday da Mercearia, pois a maior parte das compras ficou por conta dos sites de supermercado. Já na deste ano, é esperado que a maior procura seja por eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos.
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Além disso, os consumidores não se engajaram tanto em 2021; segundo a pesquisa, 76,2% dos entrevistados afirmaram não ter comprado na última Black Friday. Já 47% afirmaram que irão comprar neste ano.
Para a presente edição, comerciantes e lojistas não esperaram pela data oficial. O CEO do Reclame Aqui, Edu Neves, explica:
“As marcas que já estão se movimentando e dando descontos, surfando a onda da Black Friday antes da data chegar, estão apostando em uma estratégia de captar o consumidor, que, provavelmente, diante da vantagem antecipada, não vai aguardar novembro.”
Neves também destaca que o maior desafio de fornecer descontos ficará com o varejo, já que a maioria dos fabricantes têm manifestado dificuldades com a inflação de custo.
Ainda de acordo com a pesquisa do Reclame Aqui, 74,4% dos entrevistados consideram o preço como maior influenciador para a compra. Já 66,1% começaram a pesquisar preços antes de novembro, mês da Black Friday.
Quais são as tendências da Black Friday 2022?
Se na edição de 2021 a maioria das compras foi via e-commerce, é esperado que na de 2022 haja predominância do omnichannel, em que a compra é feita online, mas com retirada na loja. O dado é da pesquisa de consumo para o segundo semestre de 2022, realizada pela IM Globo e Behup em julho deste ano.
A pesquisa também projetou crescimento nas vendas do comércio para o segundo semestre de 2022, totalizando aumento de 2,4% na comparação com o mesmo período de 2021.
Entre os fatores que serviram de estímulo, está a Copa do Mundo; o mundial de futebol é uma das principais tendências de consumo da Black Friday. De acordo com a pesquisa, 56% dos entrevistados pretendem comprar algum produto por conta da Copa; deste total, 72% intencionam comprar durante a Black Friday.
No escopo da Copa do Mundo, as intenções de compra estão sobre roupas e acessórios (20% dos entrevistados), eletrônicos, como TV, áudio e vídeo (15%), e artigos de supermercado (14%).
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