Notícias

Brasileiros pretendem gastar até R$ 300 em presentes de Natal e maioria irá pagar com Pix

Pesquisa mostra mudanças de comportamento em compras de Natal

Com a chegada do Natal, as intenções de compra e os planos para as festas começam a ganhar forma. Uma pesquisa realizada pela plataforma TIM Ads revelou que 65% dos entrevistados planejam gastar até R$ 300 em presentes este ano. Além disso, 64% pretendem presentear até cinco pessoas, com filhos (32%) e pais ou mães (26%) liderando a lista de presenteados.

A pesquisa, que contou com mais de 70 mil respostas de um público majoritariamente jovem (73% até 35 anos), também revelou mudanças no comportamento de compra. 

Além das intenções de consumo, o levantamento explorou como os brasileiros planejam celebrar o Natal. A maioria (37%) afirmou que pretende passar a data com familiares e amigos próximos, enquanto 35% optarão por comemorações em casa, com quem já mora no mesmo lar.

Itens mais procurados para presente de Natal

Entre os itens mais procurados, roupas e calçados lideram (26%), mas com uma queda expressiva em relação ao ano anterior, quando a preferência por esses itens era de 59%, o que mostra um movimento de diversificação nas escolhas de presentes, com destaque também para brinquedos (21%).

+ Como economizar no Natal? Confira 4 dicas essenciais

Pagamento em Pix é o preferido

Outro dado relevante é o crescimento no uso de pagamentos digitais. O Pix foi apontado como a principal forma de pagamento por 39% dos entrevistados, seguido pelo pagamento em dinheiro (26%). Esse dado reflete a consolidação do Pix como solução confiável e prática.

Outra prática de consumo, onde as pessoas irão comprar também apresentou mudanças. Embora as lojas físicas continuem sendo a preferência para 46% dos respondentes, o número é inferior ao registrado no mesmo período em 2023 (57%). 

+ Compras de fim de ano: dicas de segurança para se prevenir contra os principais golpes

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.