Notícias

Campos Neto: BC visa terminar ciclo com Selic no nível mais baixo sem comprometer controle da inflação

Em evento do BTG Pactual, presidente do Banco Central assinalou que a intenção do BC é buscar a estabilização de preços

Roberto Campos Neto, presidente do BC. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
No evento ‘2023 Milken South Florida Dialogues’ em Miami, Campos Neto falou principalmente da agenda de inovações do Banco Central brasileiro. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta terça, 6/2, que a autoridade monetária trabalha com o objetivo de terminar o ciclo de corte de juros com a Selic no menor nível possível. Ele frisou, porém, que a redução dos juros vai até um ponto que não comprometa a meta maior do BC de estabilizar a inflação.

Durante o CEO Conference, evento do BTG Pactual, Campos Neto afirmou que o BC quer encerrar o ciclo com os juros em patamar que seja o “mais indutor possível”, desde que não se perca de vista o controle da inflação. “Esta é nossa tarefa”, frisou o presidente do BC.

Ele assinalou que a intenção do BC é buscar a estabilização de preços de modo menos doloroso para a sociedade. Ao lembrar da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de iniciar o último ciclo de aumento de juros antes de outros países, Campos Neto considerou que foi um acerto a avaliação, na época, de que o choque inflacionário global não era temporário. “Acho que isso se mostrou correto.”

Conforme o presidente do BC, o Brasil tem feito um esforço monetário maior do que as economias avançadas, porém mais baixo se comparado a pares do mundo emergente.

Ao falar sobre o crescimento econômico, acima da previsões já há três anos, Campos Neto voltou a atribuir as surpresas na atividade a efeitos positivos de reformas estruturais. “Difícil dizer que é somente efeito de transferências maiores. É por efeito disso também, mas temos que olhar mais a fundo, há vários componentes”, declarou.

*Informações da Agência Estado

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias