Empresas

Ação da Americanas (AMER3) deixará de integrar índices da B3 após pedido de recuperação judicial

Procedimento é padrão para papéis que estão em recuperação fiscal. Americanas (AMER3) alega dívida de R$ 43 bilhões

Americanas (AMER3)
Loja da Americanas: três fundos entraram com uma ação de despejo contra a varejista, que deixou de pagar aluguéis

Por João Paulo dos Santos

A bolsa de valores do Brasil, a B3, anunciou na tarde desta quinta-feira, 19, que a ação da Americanas (AMER3) deixará de entregar todos os índices da casa, incluindo o Ibovespa B3. A medida acontece após a companhia entrar com pedido de recuperação judicial, alegando dívida de R$ 43 bilhões.

O procedimento é padrão de listagens que entram em título de “Recuperação Judicial”, já que na metodologia da B3, companhias em em tal situação não são elegíveis para fazer parte de nenhum índice, sendo excluídas ao final do dia seguinte ao ato. Assim, o papel da Americanas (AMER3) será excluído dos índices: IBOV, IGCX, ICO2, ICON, IBXX, IGCT, IGNM, IBRA, IVBX, ISEE, ITAG, SMLL, IBXL e GPTW.

Os papéis da empresa continuarão sendo negociados na bolsa, porém agora sem integrar os índices, que redistribuirão a participação da companhia proporcionalmente entre os demais participantes de cada carteira, de acordo com sua metodologia.

O ISE B3, principal índice de sustentabilidade empresarial da bolsa de valores do Brasil, também notificou a exclusão do papel da Americanas da sua carteira. Confira a nota emitida pela B3 sobre a retirada das ações da empresa:

Nota à imprensa da B3

Comunicamos que, em virtude da listagem sob o título de “Recuperação Judicial” a partir de 20/01/2023, a AMERICANAS (AMER3), terá seus títulos excluídos de todos os índices B3: IBOV, IGCX, ICO2, ICON, IBXX, IGCT, IGNM, IBRA, IVBX, ISEE, ITAG, SMLL, IBXL e GPTW ao seu preço de fechamento após o encerramento do pregão regular de 20/01/2023, sendo sua participação redistribuída proporcionalmente aos demais integrantes da carteira com o pertinente ajuste nos redutores dos índices.

Comunicado sobre o ISE B3

Dado o fato relevante divulgado pela empresa no dia 11/01/2023 e suas implicações do ponto de vista ESG, iniciamos em 12/01 o Plano de Resposta a Eventos relacionados ao ISE B3, disponível neste link. Os procedimentos estabelecidos no plano foram realizados e deliberou-se pela exclusão da empresa da carteira do ISE B3.

+ Americanas: entenda o que é a recuperação judicial

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias