Empresas

Divulgação de resultados: calendário de balanços das empresas do Ibovespa

Balanços de resultados são divulgados a cada trimestre; confira as datas de divulgação da principais empresas do Brasil neste ano

Prédios de empresas aplicam o conceito de imponência dos principais pilares do sistema financeiro. Foto: Adobe Stock
O mercado é o conjunto de empresas, investidores e instituições que estão ligadas a atividades financeiras. Seus balanços são feitos trimestralmente. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

Para que o mercado acompanhe o desempenho das empresas de capital aberto, as companhias divulgam seus balanços financeiros a cada trimestre. Neste documento, elas reportam dados básicos do negócio, como EBITDA, lucro, despesas, receita, patrimônio e outros indicadores comuns a todas elas e particulares de cada setor.

O período de divulgação é chamado de temporada de balanços, época em que os investidores monitoram esses desempenhos e decidem o que fazer com seus papéis. 

+ Balanço de empresa: como analisar o documento para investir melhor? Veja aqui!

Estas informações são registradas no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) antes ou depois do pregão da B3 no dia da divulgação do balanço. A publicação não é feita, na grande maioria das vezes, durante a negociação dos ativos para evitar variações abruptas da ação em razão dos números.

Abaixo estão as datas dos próximos balanços, desta safra e das seguintes, bem como o horário de suas divulgações. Escolhemos as empresas mais representativas do índice no primeiro trimestre de 2023. Vale lembrar que, muitas vezes, o dia e o período de divulgação destes dados são alterados nas semanas que precedem sua publicação.

Balanços de Abril

  • Dia 20

Usiminas demonstrará resultados antes das 10h

  • Dia 25

Santander Brasil divulgará seu balanço antes do início do pregão. Já a NeoEnergia o fará após o fechamento do mercado

  • Dia 26

WEG, mostra o desempenho da companhia no 1T23 antes da abertura do mercado. Vale também, mas após o encerramento das operações, assim como a Oi, que demostra os resultados do quarto trimestre do ano passado.

  • Dia 27

Azul e Gol divulgam balanço antes da abertura do mercado. Cielo, Hypera, Multiplan, Suzano, depois do final das operações na B3.

Balanços de Maio

  • Dia 2

Arezzo, Carrefour, Iguatemi, ISA CTEEP, Movida, Raia Drogasil demonstram resultados após o fechamento do mercado.

  • Dia 3

Embraer, Gerdau, Klabin e Metalúrgica Gerdau demonstrão resultados antes da abertura do mercado. Após o fim das negociações, 3R Petroleum, CSN, CSN Mineração, EDP, Grupo Pão de Açúcar, Lojas Renner, Neogrid, Prio, Taesa, Tegma, Tenda e Ultrapar.

  • Dia 4

Ambev e Banco Pan mostrar números antes do início do pregão. AES Brasil, Alpargatas, Assaí, Auren Energia, Blau, BR Properties, Bradesco, Braskem, CCR, Cemig, Eletrobras, Eletromidia, Engie, Fleury Oi (1T23), Rumo e Via, após o fim da sessão.

  • Dia 5

GetNinjas e Vivara divulgam seus balanços depois que a B3 encerrar as operações de compra e venda.

  • Dia 8

Itaú Unibanco mostrará números antes do início do pregão. Caixa Seguridade, Direcional, Iochpe Maxion, Natura, Pague Menos, Tim e Totvs demonstram resultados quando o mercado fechar.

  • Dia 9

BTG Pactual revela seu balanço de resultados antes do começo da operações da bolsa. Cury, CVC Brasil, EcoRodovias, Enjoei, JSL, Méliuz, Minerva, Telefônica, Valid e YDUQS, após o fim das negociações.

  • Dia 10

Allied, Alupar, Boa Vista, Brisanet, Copel, Enauta, Estapar, Grupo Mateus, Marisa, Odontoprev, PetroRecôncavo, Petz, Positivo, Qualicorp, Randon, Time for Fun, TC e Tupy informam como foi o primeiro trimestre do ano depois que o mercado fechar.

  • Dia 11

Dotz e SmartFit devem mostrar seus desempenhos antes das 10h. Já a Petrobras, B3, Banrisul, BR Partners, C&A, Cogna, CPFL, Cyrela, Dasa, Energisa, Helbor, Hidrovias do Brasil, JBS, JHSF, Light, Locaweb, Magazine Luiza, Mobly, Moura Dubeux, Ourofino, Porto, Sabesp, Sanepar, Santos Brasil, Track&Field, Unipar, Westwing, Wiz e Zamp/Burger King após o fim das negociações.

  • Dia 12

Banco ABC, Bradespar mostram seus balanços antes do pregão. Raízen também, mas referente ao 4T22. Renova Energia e Tecnisa o fazem após o fechamento.

  • Dia 15

BB Seguridade, Ômega Energia e Ser Educacional revelam resultados antes o início da negociação. Ambipar, Ânima, Banco do Brasil, BRF, Copasa, Cosan, Cruzeiro do Sul, Domo, Eneva, Espaçolaser, Gafisa, Hapvida, Hermes Pardini, IRB, Itaúsa, Localiza, Marfrig, Modalmais, MRV, Multi, Nubank, Rede D’Or, Saraiva, SLC Agrícola e Vibra, após as 18h.

Quer entender tudo sobre o mercado de ações e como as empresas da bolsa funcionam? Acesse gratuitamente o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias