Notícias

“ESG é um círculo virtuoso onde todos ganham”, diz presidente da B3

Presidente da bolsa de valores brasileira destaca melhor desempenho das empresas que adotam boas práticas sociais, ambientais e de governança

Presidente da B3, Gilson Finkelsztain de braços cruzados em frente ao painel de ações da bolsa de valores.
Gilson Finkelsztain é presidente da B3 desde 2017. Foto: Cauê Diniz

Apesar de estar em alta, o termo ESG ainda pode causar dúvidas no investidor. A sigla – abreviação de Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança) – significa a busca por práticas mais sustentáveis por parte das empresas, com as quais, para o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, todos ganham.

Em entrevista à websérie “Investidor ESG” do E-Investidor Estadão, Finkelsztain, afirma que a agenda ESG é um círculo virtuoso, onde todos ganham, já que as empresas que seguem os padrões ESG têm um melhor desempenho e isso atrai mais investidores, além de engajar mais os funcionários.

“As empresas que se preocupam com a agenda ESG superam normalmente as empresas do índice mais amplo (Ibovespa B3) porque de alguma forma mostram que estão em outro estágio de maturidade. Isso vai ao encontro do que o investidor quer (buscar companhias que vão performar melhor do que a média), e vai ao encontro da agenda da companhia, que é aprender e melhorar sua atuação nessa agenda. Por isso é uma agenda que está na prioridade de todos os CEOs”, disse ele.

Quer saber mais sobre ESG? Confira cursos gratuitos na plataforma de educação da B3

Confira a entrevista completa à websérie Investidor ESG:


Entenda o que cada uma das palavras da sigla ESG representa :

Environmental (Ambiental)

Diz respeito a de que forma a companhia lida com questões do meio ambiente, como mudanças climáticas, uso de energia limpa, redução de níveis de poluição e manejo de resíduos e outros assuntos voltados à preservação da natureza.

Social

Observa a atuação da empresa em assuntos ligados a sociedade, funcionários e fornecedores. Além do respeito à legislação trabalhista e aos direitos humanos, esse pilar inclui práticas de inclusão de minorias, respeito à diversidade, satisfação do cliente e proteção de seus dados e informações.

Governance (governança)

Está relacionado às políticas de governança corporativa de uma empresa, como diversidade nos conselhos, código de ética, ouvidoria interna, compliance e ações anticorrupção.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Conheça também 11 ETFs sustentáveis para você diversificar a sua carteira