Notícias

“ESG é um círculo virtuoso onde todos ganham”, diz presidente da B3

Presidente da bolsa de valores brasileira destaca melhor desempenho das empresas que adotam boas práticas sociais, ambientais e de governança

Presidente da B3, Gilson Finkelsztain de braços cruzados em frente ao painel de ações da bolsa de valores.
Gilson Finkelsztain é presidente da B3 desde 2017. Foto: Cauê Diniz

Apesar de estar em alta, o termo ESG ainda pode causar dúvidas no investidor. A sigla – abreviação de Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança) – significa a busca por práticas mais sustentáveis por parte das empresas, com as quais, para o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, todos ganham.

Em entrevista à websérie “Investidor ESG” do E-Investidor Estadão, Finkelsztain, afirma que a agenda ESG é um círculo virtuoso, onde todos ganham, já que as empresas que seguem os padrões ESG têm um melhor desempenho e isso atrai mais investidores, além de engajar mais os funcionários.

“As empresas que se preocupam com a agenda ESG superam normalmente as empresas do índice mais amplo (Ibovespa B3) porque de alguma forma mostram que estão em outro estágio de maturidade. Isso vai ao encontro do que o investidor quer (buscar companhias que vão performar melhor do que a média), e vai ao encontro da agenda da companhia, que é aprender e melhorar sua atuação nessa agenda. Por isso é uma agenda que está na prioridade de todos os CEOs”, disse ele.

Quer saber mais sobre ESG? Confira cursos gratuitos na plataforma de educação da B3

Confira a entrevista completa à websérie Investidor ESG:


Entenda o que cada uma das palavras da sigla ESG representa :

Environmental (Ambiental)

Diz respeito a de que forma a companhia lida com questões do meio ambiente, como mudanças climáticas, uso de energia limpa, redução de níveis de poluição e manejo de resíduos e outros assuntos voltados à preservação da natureza.

Social

Observa a atuação da empresa em assuntos ligados a sociedade, funcionários e fornecedores. Além do respeito à legislação trabalhista e aos direitos humanos, esse pilar inclui práticas de inclusão de minorias, respeito à diversidade, satisfação do cliente e proteção de seus dados e informações.

Governance (governança)

Está relacionado às políticas de governança corporativa de uma empresa, como diversidade nos conselhos, código de ética, ouvidoria interna, compliance e ações anticorrupção.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Conheça também 11 ETFs sustentáveis para você diversificar a sua carteira

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias