ESG

Dia do Meio Ambiente: conheça o índice ICO2 e as empresas que compõem sua carteira

O Índice Carbono Eficiente, ICO2 B3, faz parte da classe de indexadores ESG da bolsa de valores brasileira

Meio ambiente, ESG. Foto: Pixabay
Índice reúne empresas que decidiram ser transparentes em relação às suas emissões de gases de efeito estufa. Foto: Pixabay

Por João Paulo dos Santos

Junho começa com um chamado para que o investidor tenha um olhar mais verde na hora de escolher aplicações financeiras. Nesta semana, entre os dias 5 e 9, ocorre a 50º edição da Semana do Meio Ambiente, instituída pela ONU. O objetivo do evento é conscientizar e impulsionar ações sobre o tema. Na B3, existe um índice que está associado a essa discussão: o ICO2.

Um dos índices ligados à sustentabilidade da bolsa de valores, o Índice Carbono Eficiente, ICO2 B3 foi criado em 2010. O indicador reúne empresas que decidiram ser transparentes em relação às suas emissões de gases de efeito estufa. Essas companhias já se preparam para as exigências de uma economia com baixo nível de emissão de carbono na atmosfera.

O objetivo do ICO2 é incentivar que as companhias mais negociadas na bolsa passem a aferir, divulgar e monitorar a emissão de gases que produzem o efeito estufa provenientes de sua atividade. Também busca estimular o desenvolvimento econômico mais sustentável, visando critérios ESG.

Quem faz parte do índice

Entre 2010 e 2019, foram convidadas para participar da carteira do índice as companhias integrantes do IBrX 50. O índice é formado pelas 50 empresas que possuem as ações mais negociadas na bolsa de valores. 

Porém, a partir de 2021, em um processo de revisão da metodologia, a B3 passou a convidar as companhias do IBrX 100 para composição das carteiras do ICO2. A revisão levou em conta tendências e movimentos mundiais relacionados à temática.

Atualmente, a carteira do Índice Carbono Eficiente contém 77 empresas, entre elas:

  • Banco do Brasil (BBAS3)
  • Ambev (ABEV3)
  • B3 (B3SA3)
  • Bradesco (BBDC4)
  • Itaú Unibanco (ITUB4)
  • Petrobras (PETR3 e PETR4)

Confira a carteira completa do ICO2 B3.

Dá para investir no ICO2?

Na B3 é possível investir nas empresas que compõem o ICO2 por meio do ETF iShares Índice Carbono Eficiente Brasil (ECOO11), gerido pela BlackRock.

O fundo de índice busca espelhar o resultado do índice. Por isso, deve ter obrigatoriamente 95% dos seus recursos alocados em ações de empresas que o compõe.

Desempenho do ICO2 no ano

Em 2023 até o dia 5 de maio, às 11h53, o ICO2 registra alta de 11,73%. O Ibovespa, principal índice de ações da B3, subiu 5,61% no mesmo período.

Fonte: B3

Quer saber mais sobre investimentos ESG? Confira o curso gratuito do Hub de Educação da B3 relacionado ao tema.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias