Notícias

EUA criam mais vagas que o esperado em janeiro e surpreendem o mercado

Foram 517 mil vagas criadas, acima das 190 mil estimadas pelos analistas. Resiliência dos números reforça a pressão para o Fed manter os juros elevados

Novos dados podem indicar os passos a serem tomados pelo Fed, o Banco Central americano.

Por Redação B3 Bora Investir

A semana lotada de números da economia mundial terminou com o surpreendente resultado do mercado de trabalho americano. Os Estados Unidos criaram 517 mil vagas em janeiro, um sinal da forte resiliência do emprego. O resultado surpreendeu o mercado, que esperava uma geração de 190 mil vagas no mês, de acordo com analistas consultados pela Bloomberg.

Em relação a dezembro do ano passado, o número representa quase o dobro da criação de vagas que atingiu 260 mil, segundo os dados revisados do relatório de empregos (payroll), divulgado nesta sexta-feira, 03/02, pelo Escritório de Estatísticas de Trabalho dos EUA.

O sinal de que o mercado de trabalho nos Estados Unidos está muito forte, impõem ao Federal Reserve (Fed) seguir com o aperto monetário, mesmo que menor. Na quarta-feira, o banco central americano elevou a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual – para o intervalo entre 4,50% e 4,75%.

“Há melhoras, mas o mercado de trabalho segue resiliente. Portanto há ainda mais trabalho a fazer. Manteremos o curso até que o trabalho seja concluído”, disse o presidente do Fed, Jerome Powell, na ocasião.

Para o economista sênior para EUA da Capital Economics, Andrew Hunter, os números de emprego em janeiro mostram que a economia americana não está perto de uma recessão, como era esperado.

“O robusto ganho de 517 mil empregos em janeiro significa que, apesar da maioria dos principais indicadores de recessão pisquem no vermelho, a economia claramente não está tão perto da recessão quanto suspeitávamos. No entanto, duvidamos fortemente que isso marque o início de uma aceleração renovada. De qualquer forma, a boa notícia para o Fed é que o crescimento dos salários parece estar esfriando de qualquer maneira”, avaliou em relatório.

A criação de vagas – disseminada na maior parte dos segmentos – foi liderara por lazer e acomodação (+128 mil), serviços profissionais e de negócios (+82 mil), setor público (+74 mil) e saúde (+58 mil), além de varejo (+30 mil) e construção (+25 mil).

Taxa de desemprego e salário médio

A taxa de desemprego nos Estados Unidos ficou em 3,4% em janeiro, a mais baixa desde 1969. É a terceira queda seguida na taxa que ficou em 3,5% em dezembro e 3,7% em novembro. O número de desempregados ficou estável em 5,7 milhões.            

O salário por hora média trabalhada subiu 0,3% no primeiro mês de 2023, ante o último de 2022. A taxa anual avançou para 4,4%, ligeiramente abaixo dos 4,6% registrado em dezembro.

Quer entender de investimentos e organizar suas finanças? Os cursos gratuitos do Hub de Educação da B3 podem contribuir com a sua jornada.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.