Filme da turnê de Taylor Swift rende US$ 96 milhões e bate recorde de bilheteria
Estreia para filmes-concerto num fim de semana superou a de artistas como Michael Jackson e Justin Bieber nos cinemas dos EUA e Canadá.
A multitalentosa e bilionária cantora Taylor Swift conquistou mais um feito inédito no mercado artístico americano, que rende trilhões de dólares por ano.
A versão para o cinema da sua turnê em estádios ‘The Eras Tour’ rendeu US$ 96 milhões em vendas de ingressos neste fim de semana de estreia nos Estados Unidos e Canadá. Os dados são da Comscore Inc e foram publicados pela agência Bloomberg.
Taylor Swift quebra record de Justin Bieber e Michael Jackson
O valor conquistado pela artista é superior a qualquer filme de show que já estreou nos cinema dos dois países. O recorde anterior era de ‘Justin Bieber: Never Say Never’ (2011), que arrecadou US$ 29,5 milhões em seu fim de semana de estreia.
Em terceiro lugar está ‘This Is It’ (2009) de Michael Jackson, que ganhou US$ 23,2 milhões. O filme do cantor arrecadou US$ 261 milhões globalmente durante toda a sua exibição nos cinemas, enquanto o filme de Bieber alcançou US$ 99 milhões.
A arrecadação do show de Taylor Swift para os cinemas, no entanto, rendeu menos que o esperado. O ganho estimado estava entre US$ 105 milhões e US$ 145 milhões, segundo o Boxoffice Pro – publicação da Associação Nacional dos Proprietários de Teatro dos EUA (OTAN).
“Variáveis como o preço médio do ingresso, impacto de outros filmes em cartaz e expectativas quanto a procura dos fãs por ingressos pesou nas estimativas. No entanto, Taylor, seus fãs e a indústria de exibições teatrais deveriam comemorar os resultados”, afirmou Shawn Robbins, analista-chefe do Boxoffice Pro à Bloomberg.
Para o presidente da OTAN, Michael O’Leary, foi um fim de semana marcante para os cinemas americanos. “Os espectadores compareceram em massa para um concerto fantástico, maravilhosamente filmado”, disse num comunicado à imprensa.
O filme da Taylor Swift no Brasil
O filme da turnê de Taylor Swift tem estreia no Brasil prevista para o dia 03 de novembro. O longa-metragem dá a oportunidade para fãs, conhecidos como Swifties, assistirem ao espetáculo que não puderam ir ou até reviver a experiência.
O poder Taylor Swift
A cantora e compositora, Taylor Swift, já chegou a ser citada em um relatório do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, por alavancar a economia dos Estados Unidos.
Segundo o Livro Bege, que reúne a visão econômica dos doze distritos que o Fed está presente, a cantora impulsionou a recuperação do turismo na Filadélfia, onde seus shows foram realizados em maio deste ano.
“Apesar da lenta recuperação do turismo, o mês de maio foi o mais forte para a receita de hotéis na Filadélfia desde o início da pandemia, em grande parte por causa do afluxo de hóspedes durante os shows de Taylor Swift na cidade”, disse um trecho do comunicado.
A consultoria de crédito americana CreditSights também apontou que os hotéis dos Estados Unidos registraram melhoras significativas nos resultados financeiros quando houve apresentações de Taylor em suas cidades.
Além disso, a organização oficial de turismo de Chicago relatou que o primeiro fim de semana de junho quebrou o recorde de ocupação de hotéis da cidade, citando o show de Taylor Swift como um dos motivos para a alta demanda.
Outros impactos no cinema
Em relação a todas as estreias de 2023, o filme-show da artista norte-americana está em sexto lugar em arrecadação. Segundo o Boxoffice Pro, o filme da Barbie ainda está na dianteira. Ele é seguido pelo longa metragem do Mário, o Homem Aranha, Guardiões da Galáxia e o Homem-Formiga e a Vespa.
Acompanhe, abaixo, a lista e o valor arrecadado no fim de semana de estreia dos filmes neste ano.
- Barbie (julho): US$ 162 milhões
- Super Mario Bros (abril): US$ 146,3 milhões
- Homem-Aranha (junho): US$ 120,6 milhões
- Guardiões da Galáxia (maio) US$ 118,4 milhões
- Homem-Formiga e a Vespa (fevereiro) US$ 106,1 milhões
- Taylor Swift: The Eras Tour (out): US$ 96 milhões
“Este ano foi marcado por experiências sem precedentes para os amantes do cinema. “A estreia da ‘Eras Tour’ prova, mais uma vez, que os fãs estão ansiosos por partilhar outras experiências de forma comunitária. Assim os proprietários de cinemas precisam trabalhar de forma criativa para construir momentos memoráveis”, afirma Michael O’Leary.
*Com informações da agência Bloomberg
Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.