Notícias

IBC-BR sobe 0,44% em julho ante junho e atinge maior nível desde abril

Índice é conhecido como uma espécie de "prévia do BC" para o Produto Interno Bruto (PIB)

Faxada banco central do Brasil
A decisão será divulgada após o fechamento do mercado. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

A economia brasileira cresceu 0,44% em julho na margem, com ajuste, conforme o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Em junho, houve alta de 0,22%, em dado revisado.

O aumento foi mais intenso do que o apontado na mediana das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast, de 0,35%. As previsões iam de queda de 0,10% a alta de 1,10%.

De junho para julho, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 146,89 pontos para 147,53 pontos na série dessazonalizada – o maior nível desde abril deste ano.

Na comparação entre os meses de julho de 2023 e de 2022, houve crescimento de 0,66% na série sem ajustes sazonais, alta inferior à mediana das projeções do mercado (0,75%), com estimativas que iam de queda de 0,30% a alta de 2,60%.

Na série sem ajuste sazonal, o IBC-Br registrou 150,94 pontos em julho de 2023 – maior leitura para o mês desde 2013.

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC” para o Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

Para o economista da Rio Bravo Investimentos, Luca Mercadante, os dados de julho corroboram com a perspectiva de uma contração de 0,1% para o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre.

Nos cálculos de Mercadante, o carrego estatístico para o IBC-Br do terceiro trimestre foi de 0,0%, tendendo ao negativo, o que indica que, no período, o PIB deverá contrair, ainda que residualmente. O economista salienta, porém, que, apesar do carrego próximo de zero para as próximas leituras do trimestre, as revisões altistas feitas pelo BC em resultados anteriores do IBC-Br trouxeram um “aspecto mais positivo” para a leitura de hoje.

*Agência Estado

Quer começar a investir em ações e não sabe por onde começar? Este curso gratuito do Hub de Educação da B3 sobre Como Investir em Renda Variável pode te ajudar!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias