Notícias

Bolsa, bancos e corretoras fecham expediente no Feriado de Páscoa? Entenda

Horário volta ao normal a partir de segunda-feira (1º)

Fotografia de coelho castanho deitado soba grama, ao lado de ovos de chocolate cobertos por embalagens multicoloridas
O coelhinho da páscoa está voltando a frequentar os lares brasileiros, ainda que com preços mais altos. Foto: Wikimedia Commons

A Paixão de Cristo é comemorada pelos católicos na sexta-feira (29) e a celebração da ressureição de Cristo, no domingo (31), popularmente chamada de Páscoa. Por ser feriado nacional na sexta-feira, o expediente de bancos, corretoras e bolsa de valores deve ter mudanças na escala de atividades, que voltam normalmente na segunda-feira (1º).

Sexta-feira da Paixão é feriado nacional?

Sim, nesta sexta-feira (29), o País para e só retoma suas atividades na segunda (1º de abril).

Quinta-feira é feriado?

Não, pois apenas a Sexta-feira Santa é considerada feriado nacional. Algumas empresas têm ponto facultativo, como você verá abaixo. Mas, via de regra, este dia é útil em todo o Brasil. Portanto, nesta quinta-feira (28) comércio, bancos, feiras livres, transporte públicos, shopping centers, Correios, enfim, fica abertos ao público. Em São Paulo, inclusive, o rodízio estará valendo, e veículos com placas finais 7 e 8 são proibidos de circular das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Bancos, bolsa e corretoras fecham nesta sexta-feira

Dessa forma, agências bancárias, bolsa de valores e corretoras de valores fecham nesta sexta-feira (29). Portanto, você não vai conseguir pagar uma conta na boca do caixa, nem fazer operações no mercado de capitais ou do Tesouro Direto. Porém, você consegue fazer Pix ou transações via aplicativo de banco normalmente. E, no caso de investimentos, é melhor dar seus comandos até quinta-feira.

Dessa forma, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que os correntistas devem usar os canais digitais de seus bancos, tais como sites e aplicativos. Por ali é possível fazer transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.

Carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone) vencidos nos feriado de Páscoa poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

Em geral, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

“Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são em meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Feriados em 2024

Confira abaixo os feriados que ainda teremos neste ano:

Folgas nacionais

  • 29 de março de 2024: Paixão de Cristo (sexta-feira);
  • 21 de abril de 2024: Tiradentes (domingo);
  • 1 maio de 2024: Dia do Trabalho (quarta-feira);
  • 7 de setembro de 2024: Independência do Brasil (sábado)
  • 12 de outubro de 2024: Nossa Senhora de Aparecida – Padroeira do Brasil (sábado);
  • 2 de novembro de 2024: Finados (sábado);
  • 15 de novembro de 2024: Proclamação da República (sexta-feira);
  • 25 de dezembro de 2024: Natal (quarta-feira).

Pontos facultativos

Agora, confira quais são as datas consideradas facultativas.

Nesse caso, é a empresa quem decide se dará ou não a folga a seus colaboradores.

  • 30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira);
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).

Para mais conteúdo sobre funcionamento do mercado e finanças pessoais, confira os cursos e vídeos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias