Notícias

Ibovespa encerra em queda puxada por Vale, Petrobras e BRF

Principal índice da bolsa encerrou em menos 1,63%, aos 112.316 pontos

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos
O destaque positivo de hoje ficou por conta da Magazine Luíza (MGLU3)

A Bolsa do Brasil (B3) operou no negativo durante todo o pregão de hoje. O Ibovespa encerrou com forte queda de 1,63%, aos 112.316 pontos.

O mau desempenho foi puxado pelas Blue Chips Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que registraram baixas de 2,5% e 2,10%, respectivamente. As perdas da mineradora vieram após os desdobramentos nos processo judiciais referentes aos desastres de Mariana e Brumadinho. Também pesou a correção no preço das commodities no exterior, motivada pelo fim do feriado de Ano Novo chinês e consequente reabertura dos mercados asiáticos.

Já as perdas do Petrobras ainda refletem as expectativas acerca do novo presidente da estatal, Jean Paulo Prates, aprovado ontem pelo conselho da empresa.

A BRF (BRFS3) também impediu ganhos do Ibovespa nesta sexta-feira e fechou em baixa de 5%. Segundo apurado pelo TradeMap, os papeis da companhia de alimentos já acumulam queda de 15,2% em 2023. A empresa viu seus lucros diminuírem nos últimos anos em decorrência da escalada da inflação, que provocou queda do consumo.

O destaque positivo de hoje ficou por conta da Magazine Luíza (MGLU3). A varejista vem se saindo bem nos pregões que sucederam o caso da Americanas, empresa do mesmo setor.

O dólar encerrou com alta de 0,74%, cotado a R$ 5,112 (venda) e R$ 5,111 (compra). A valorização da moeda norte-americana veio após divulgação do PCE, índice de preços de gastos com consumo, que apontou aumento deste núcleo de inflação no último mês de dezembro. O resultado cria ainda mais expectativa sobre a próxima reunião do FED, banco central dos EUA, e nova decisão sobre a taxa de juros.

Apesar do PCE, os índices de Nova York fecharam em alta. Dow Jones aos 0,26% e Nasdaq aos 1,26%. O bom humor do mercado norte-americano ainda repercute a divulgação do PIB dos EUA, que veio acima do esperado por analistas.

Resultados da produção Russa e maior oferta do petróleo fizeram o preço dos barris caírem hoje. WTI (março) encerrou em queda de 1,64% e Brent (março) em menos -0,93%.

Para saber mais sobre o funcionamento do mercado, confira os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.