Notícias

Ibovespa encerra em queda puxada por Vale, Petrobras e BRF

Principal índice da bolsa encerrou em menos 1,63%, aos 112.316 pontos

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos
O destaque positivo de hoje ficou por conta da Magazine Luíza (MGLU3)

A Bolsa do Brasil (B3) operou no negativo durante todo o pregão de hoje. O Ibovespa encerrou com forte queda de 1,63%, aos 112.316 pontos.

O mau desempenho foi puxado pelas Blue Chips Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que registraram baixas de 2,5% e 2,10%, respectivamente. As perdas da mineradora vieram após os desdobramentos nos processo judiciais referentes aos desastres de Mariana e Brumadinho. Também pesou a correção no preço das commodities no exterior, motivada pelo fim do feriado de Ano Novo chinês e consequente reabertura dos mercados asiáticos.

Já as perdas do Petrobras ainda refletem as expectativas acerca do novo presidente da estatal, Jean Paulo Prates, aprovado ontem pelo conselho da empresa.

A BRF (BRFS3) também impediu ganhos do Ibovespa nesta sexta-feira e fechou em baixa de 5%. Segundo apurado pelo TradeMap, os papeis da companhia de alimentos já acumulam queda de 15,2% em 2023. A empresa viu seus lucros diminuírem nos últimos anos em decorrência da escalada da inflação, que provocou queda do consumo.

O destaque positivo de hoje ficou por conta da Magazine Luíza (MGLU3). A varejista vem se saindo bem nos pregões que sucederam o caso da Americanas, empresa do mesmo setor.

O dólar encerrou com alta de 0,74%, cotado a R$ 5,112 (venda) e R$ 5,111 (compra). A valorização da moeda norte-americana veio após divulgação do PCE, índice de preços de gastos com consumo, que apontou aumento deste núcleo de inflação no último mês de dezembro. O resultado cria ainda mais expectativa sobre a próxima reunião do FED, banco central dos EUA, e nova decisão sobre a taxa de juros.

Apesar do PCE, os índices de Nova York fecharam em alta. Dow Jones aos 0,26% e Nasdaq aos 1,26%. O bom humor do mercado norte-americano ainda repercute a divulgação do PIB dos EUA, que veio acima do esperado por analistas.

Resultados da produção Russa e maior oferta do petróleo fizeram o preço dos barris caírem hoje. WTI (março) encerrou em queda de 1,64% e Brent (março) em menos -0,93%.

Para saber mais sobre o funcionamento do mercado, confira os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.