Imposto de renda

Entenda como declarar investimento em CRIs e CRAs no Imposto de Renda

Esse tipo de ativo de renda fixa é isento da tributação sobre rendimentos, mas declaração de contas é obrigatória

Declaração de CRI e CRA é obrigatória, apesar de isenção do IR. Foto: Pixabay
Declaração de CRI e CRA é obrigatória, apesar de isenção do IR. Foto: Pixabay

Apesar de serem isentos do Imposto de Renda, os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) devem ser declarados à Receita Federal. Isso ocorre porque esses produtos são ativos do mercado financeiro e, como tal, devem ser devidamente informados na declaração de renda. Mas o investidor pode ficar tranquilo porque não há qualquer cobrança de IR sobre os rendimentos desses ativos, somente é exigida a prestação de contas.

Para isso, o Bora Investir reuniu um passo a passo para que você possa fazer a declaração de forma correta.

O prazo para enviar a declaração à Receita Federal segue aberto até o dia 31 de maio deste ano. Até as 9h desta segunda-feira (22), já foram enviadas 16,7 milhões de declarações, conforme dados da Receita Federal. Deste total, 76,3% aguardam a restituição; 13,6% têm imposto a pagar e 10,2% sem imposto devido.

Para declarar o saldo:

  • Acesse a aba “Bens e Direitos”, selecione o grupo “04 – Aplicações e Investimentos”, e depois o código “03 – Títulos isentos de tributação”.
  • Informe os dados sobre o saldo investido em 31/12/2023, além das informações da instituição financeira, como nome e CNPJ.

Para declarar os rendimentos:

  • Na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, selecione a opção “12 – Rendimentos de cadernetas de poupança, letras hipotecárias, letras de crédito do agronegócio e imobiliário (LCA e LCI) e certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários (CRA e CRI)” e informe os valores recebidos durante o ano.
  • Indique o nome e o CNPJ da fonte pagadora, com base nas informações constantes do comprovante dos rendimentos por ela fornecido.

Vale ressaltar que não será gerada nenhuma cobrança sobre os seus rendimentos de CRA e CRI. Essa etapa da declaração consta somente para informar à Receita que você tem esses ativos financeiros.

Quer entender melhor como organizar a declaração dos seus investimentos no Imposto de Renda? Confira este curso grátis da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.