Imposto de renda

Imposto de renda: como usar a Área do Investidor B3 como suporte na declaração

Plataforma da B3 reúne informações sobre investimentos em ETFs, BDRs, ações, Tesouro Direto e outros

Nessa temporada de declaração do Imposto de Renda, você sabia que pode contar com a B3 para te ajudar a declarar seus investimentos? A Área do Investidor consolida todas as informações sobre suas posições e pode ser uma aliada na hora de prestar contas com o leão. Veja como!

Posição no último dia do ano

Faça login na Área do Investidor, clique nas opções: “Relatórios” > “Relatório Consolidado”. Em “Relatório Consolidado”, selecione o período “Anual” e escolha entre gerar o relatório em PDF ou Excel.

Esse documento trará todas as suas posições em ações, ETFs, BDRs, CDBs, Tesouro Direto e outros ativos registrados e negociados na B3. Além disso, contém o histórico de dividendos, juros sobre capital próprio (JCP), rendimentos e reembolso recebidos de suas posições no ano.

Saiba como informar corretamente todos esses ativos nesta página sobre Imposto de Renda.

Empréstimo de ativos

Para reunir informações sobre os rendimentos recebidos com o empréstimo de ações (também conhecido como aluguel de ações, ou custódia remunerada), acesse a aba “Relatórios” > “Informes – Empréstimos”. Dentro do menu, clique no botão de download do ano desejado e depois no botão “Baixar informes”.

Vale lembrar, no entanto, que as informações disponíveis na Área do Investidor e seus relatórios são para fins consultivos. Por isso, o investidor deve solicitar junto à sua corretora ou custodiante os informes de rendimentos emitidos nos termos da regulamentação da Receita Federal.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.