Imposto de renda

IR 2024: Saiba como fazer sua conta gov.br para acessar a declaração pré-preenchida

Nível da conta precisa ser ouro ou prata para ter o preenchimento automático do IR

Imposto de Renda
Imposto de Renda

É possível economizar muito tempo e trabalho na hora de declarar o Imposto de Renda (IR) em 2024. Quem tem a conta gov.br poderá acessar sua declaração pré-preenchida, o que otimiza o tempo do contribuinte na hora de reunir todos os informes. É necessário, contudo, ter uma conta de nível prata ou ouro, os maiores graus de segurança e validação das informações prestadas na base de dados.

O pré-preenchimento dos informes ocorre desde 2022 para qualquer cidadão. Conforme a Receita Federal, o contribuinte que escolhe essa forma de declarar tem prioridade na hora de receber a restituição do IR. 

Ao escolher essa opção, vários campos de preenchimento já estão informados, como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Todos esses dados são importados da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, segundo a Receita Federal.

Níveis da conta gov.br

A conta pessoal no site ou aplicativo do governo federal tem três níveis: ouro, prata e bronze. Cada um deles exige um grau de segurança e validade das informações prestadas pelo usuário, o que interfere diretamente nos tipos de serviços digitais a serem acessados. 

Veja, a seguir, as vantagens de acesso aos serviços digitais conforme o nível da conta.

Fonte: Governo Federal

Para declarar o IR de forma pré-preenchida, o contribuinte precisa estar no nível prata ou ouro. Segundo o governo, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.  

Para abrir a conta, basta acessar o site do governo e preencher os campos com suas informações pessoais. Caso queira subir de nível, o contribuinte precisa validar os dados informados e seguir o passo a passo dentro do site.

Inconsistências e dependentes

Caso os dados apresentem alguma divergência, a Receita alertou que cabe às fontes enviar as informações corretas, como, por exemplo, os empregadores que enviam a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf); imobiliárias que enviam a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob). Por isso, nos primeiros dias de declaração do IR nem todos os dados podem estar pré-preenchidos.

Também é possível reunir as informações sobre a renda e gastos dos dependentes. Nesse caso, o dependente precisa enviar uma procuração digital para o titular da declaração, segundo a Receita Federal.

Quer saber como declarar seus investimentos no imposto de renda? Acesse o curso online e gratuito do Hub Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias