Notícias

Mercado financeiro e Morning Call Safra: PEC da transição e reabertura da China

No Brasil, segue o impasse na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que pode ser divulgada hoje

A sexta-feira, 11/11, começa com apetite a risco nos mercados internacionais após a China relaxar restrições contra a covid-19. Os índices futuros de ações norte-americanos sobem, reflexo do otimismo com a notícia de ontem de que a inflação nos Estados Unidos veio abaixo do esperado pelo mercado financeiro em outubro.

Ainda assim, o bom humor internacional pode ser insuficiente para apagar a preocupação dos investidores no Brasil com as sinalizações do novo governo. Segue o impasse na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que pode ser divulgada hoje, mas sem deixar de lado a possibilidade de novos ruídos e outras preocupações.

O Ibovespa fechou ontem com fortes perdas e o dólar disparou 4%, tendo como o cenário a preocupação com o risco fiscal atrelado aos planos do novo governo eleito de aumentar investimentos em projetos sociais, como explica o Morning Call Safra desta manhã:   

Mercado internacional 

As bolsas da Europa vão na mesma direção que a americana em otimismo, com exceção de Londres, após dados de atividade do Reino Unido como a contração do PIB do país no terceiro trimestre. Na Ásia, as altas foram expressivas com os investidores animados com alívio nas medidas contra a pandemia pelo governo chinês, o que tende a estimular a atividade. 

Abertura: Ibovespa sobe 0,23% aos 110.029,59 pontos

*Com informações da Agência Estado