Mercado financeiro hoje: agenda fraca em semana de feriado
Dados do Brasil e da China criam expectativa em meio à semana de pouco movimento
A semana é de agenda fraca e hoje os mercados dos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal estão fechados pelo feriado de Natal e no Reino Unido, pelo Boxing Day, dia pós-Natal.
Nos próximos dias saem no Brasil o IGP-M de dezembro, além dos dados do Governo Central e setor público consolidado de novembro. O presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva, toma posse no próximo domingo, dia 1º de janeiro.
No exterior, hoje tem o lucro industrial da China de novembro e nos próximos dias vendas pendentes de imóveis dos EUA de novembro e índice dos gerentes de compras dos EUA, o PMI.
Bolsas internacionais e Brasil
Os poucos mercados internacionais que estão abertos operam sem liquidez nesta manhã, com dólar perto da estabilidade. Mais cedo, o euro e o iene ganharam força ante a moeda americana em meio a comentários sobre política monetária de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês).
O surto de covid-19 na China pode vir a desencadear uma nova mutação do vírus, temem cientistas, visto que a cada infecção surge mais uma possibilidade de mutação do vírus. Mas há otimismo com a reabertura na China mesmo diante do aumento brusco de casos da doença no país, que tem complicado a tentativa de retorno à normalidade, e as bolsas da região fecharam em alta.
Com a maioria dos mercados fechados no exterior, hoje deve ser um dia sem liquidez nos negócios locais e as atenções devem seguir no governo de Transição. O mercado também segue de olho nas próximas nomeações para o governo de Lula.
Para mais conceitos de macroeconomia, acesse o HUB de Educação Financeira da B3.