Notícias

Mercado financeiro hoje e Morning Call Safra: Fed, Lagarde e Auxílio Brasil em foco

Estimativa é de bolsas em alta tanto nos EUA quanto na Europa

Dirigentes do FED e do BCE irão fazer discursos ao longo do dia
Caixa Econômica faz coletiva sobre o Auxílio Brasil. Foto: Adobe Stock

As atenções nesta terça-feira (04) estarão em discursos de cinco dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde. No Brasil, a Caixa faz coletiva sobre o Auxílio Brasil e o mercado aguarda por definições de apoios políticos aos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

A estimativa é de bolsas em alta tanto nos EUA, onde houve alta de mais de 1% dos futuros de NY ontem, como na Europa, que também contou com valorização de mais de 3% no caso da Bolsa de Paris. O movimento se dá mesmo após o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro saltar 43,3% em agosto ante agosto de 2021, ganhando força ante o aumento de 37,9% observado em julho e acima da estimativa do mercado de +43,2%.

Na Ásia as bolsas refletiram hoje a euforia da véspera nos mercados ocidentais e a Bolsa de Sydney disparou 2,60%, a maior alta em um único pregão desde junho de 2020.

Ontem por aqui o Ibovespa superou os 116 mil pontos e o dólar caiu a R$ 5,17, com destaque para as ações da Petrobras — como explica o Moring Call Safra desta manhã:

Os contratos futuros do petróleo operam em alta, ampliando robustos ganhos de ontem, ainda na expectativa de que a Opep+ decida por um significativo corte em sua produção, em reunião marcada para amanhã (05).

Vale lembrar que anúncios sobre apoios aos presidenciáveis e sinalizações sobre equipe econômica também podem trazer ajustes aos negócios no Brasil.

Abertura: em breve

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias