Notícias

Mercado e Morning Call Safra: indicadores de inflação Brasil, EUA e Alemanha

PCE nos Estados Unidos, CPI na Alemanha e IGP-M no Brasil devem movimentar os mercados antes do último debate presidencial

Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tênia Rêgo/Agência Brasil
Em 12 meses, a inflação ficou em 5,77% Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os indicadores de inflação  – PCE nos Estados Unidos, CPI na Alemanha e IGP-M no Brasil – devem movimentar os mercados antes do último debate presidencial pré segundo turno das eleições, na TV Globo à noite. 

Dados de crescimento na Europa e alguns balanços trimestrais, como da Amazon e Vale, já pesam no humor em meio à espera dos resultados de Usiminas e das americanas Chevron e ExxonMobil. 

A bandeira tarifária de energia de novembro no País também será divulgada.

+ Inflação: o que é, como afeta seu bolso e como se proteger

 Ontem, os juros futuros subiram na etapa estendida, depois do Ibovespa desacelerar a alta final para 114.640,76 pontos (+1,66%), bem como o dólar a sua queda, aos R$ 5,3067, como traz o Morning Call Safra de hoje:

No exterior

A aversão ao risco predomina e as bolsas operam no vermelho, após balanços corporativos que desagradaram e dados do PIB de França e Espanha. A ação da Amazon caía 13,51% no pré-mercado em Nova York nesta manhã, após sofrer tombo de quase 13% nos negócios, reflexo da divulgação de balanço. 

Na Europa o índice de sentimento econômico da zona do euro caiu ao menor patamar em dois anos, como previsto, em cenário de inflação recorde e perspectiva de recessão no bloco. 

Os preços do petróleo caem no mercado por temores sobre demanda com a retomada de lockdowns na China para conter novos surtos de covid-19. Wuhan, epicentro original do vírus, e o centro manufatureiro de Guangzhou endureceram restrições após registrarem aumento nos casos da doença. 

Há grande expectativa ainda pelo dado de inflação pelo PCE nos Estados Unidos e as projeções para os índices de preços da Universidade de Michigan, para recalibrar as apostas recentes de que o Fed poderá reduzir o ritmo do aperto do juro em dezembro.

Abertura: Ibovespa cai 0,81%, na mínima, aos 113.714,84 pontos, logo após abertura

Fechamento: dólar à vista fecha a R$ 5,3004, em baixa de 0,12%

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias