Mercado

Ibovespa fecha em forte alta com decisões do STF

STF declarou inconstitucional o “orçamento secreto”; enquanto o Gilmar Mendes tirou do Teto de Gastos o Bolsa Família

Painel da B3 mostra cotações das ações e gráfico da tendência do dia. Foto: Divulgação
O Ibovespa B3 reflete o desempenho das principais ações do mercado de capitais brasileiro. Foto: Divulgação

Por Redação B3 Bora Investir

O noticiário de índices econômicos esvaziado nesta segunda-feira, 19/12, fez os investidores focarem as suas atenções em Brasília. O centro das atenções ficou com a repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar “orçamento secreto” da Câmara; e do despacho do ministro Gilmar Mendes que retirou as despesas com o Bolsa Família do teto de gastos.

A Bolsa do Brasil (B3) encerrou com forte avanço de 1,83% aos 104.739 pontos. Em um começo de semana agitado, apesar de tradicionalmente marcado por liquidez reduzida diante da chegada do Natal, foram as ações das varejistas que puxaram o índice. Os papéis da Via (VIIA3) subiram 16,23%, lojas Americanas (AMER3) avançara 11,97% e Magazine Luiza (MGLU3) teve alta de 10,55%.

No câmbio, o dólar comercial subiu 0,28% e fechou cotado a R$ 5,30, ainda diante das incertezas sobre a política fiscal do novo governo.  

Fim do ‘Orçamento Secreto’

Na manhã de hoje, o STF formou maioria e derrubou o “orçamento secreto” do Congresso Nacional devido à falta de transparência. Após os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, o placar terminou em 6 a 5 para derrubar o instrumento.

Bolsa Família fora do teto

No domingo, o ministro do Supremo, Gilmar Mendes determinou que as despesas do Bolsa Família fosse retiradas do teto de gastos. No despacho, Mendes determinou que seja garantido por crédito extraordinário o valor necessário para continuar pagando o benefício de R$ 600.

A decisão do ministro abre espaço para que o programa continue a ser pago mesmo no caso de não haver um acordo para votação na Câmara dos Deputados. A matéria deve entrar na pauta nesta terça-feira, 20/12.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.