Mercado

Mercado e Morning Call Safra: espera por decisão sobre juros americanos 

No Brasil, é informado o índice de atividade econômica do Banco Central e o STF retoma julgamento do Orçamento Secreto

Jerome Powell, presidente do Sistema de Reserva Federal dos EUA.
Jerome Powell, o presidente do Banco Central dos EUA. Foto: Flickr/ Federal Reserve

Nesta quarta-feira, 14/12, o sinal negativo prevalece tanto nas bolsas da Europa como nos futuros de Nova York, com investidores à espera do anúncio sobre a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). 

A expectativa é que o Fed aumente os juros em 50 pontos-base, para 4,25% a 4,50%, após quatro altas seguidas de 75 p.b. No Reino Unido, a um dia da decisão sobre juros do Banco da Inglaterra (BoE), a inflação desacelerou em novembro para alta de 10,7% e também ficou abaixo das previsões (10,9%). 

Ainda no exterior, a Agência Internacional de Energia (AIE) publica relatório mensal sobre o mercado de petróleo e a China informa dados de atividade referentes a novembro.

No Brasil, é informado o índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br). O Supremo Tribunal Federal retoma julgamento do Orçamento Secreto e a Câmara começa a discussão da PEC da Transição, com votação tendo início possivelmente só na quinta-feira.

Novidades no BNDES e Fazenda

Na tarde de ontem, o Ibovespa iniciou uma forte queda logo após o anúncio oficial do nome de Gabriel Galípolo como secretário-executivo do Ministério da Fazenda pelo futuro ministro Fernando Haddad, seguido da confirmação pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva de que Aloísio Mercadante irá ocupar a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a partir do próximo ano.

No final do dia, Haddad ainda confirmou o nome de Bernard Appy como secretário especial para a reforma tributária. Os anúncios foram feitos durante evento que marcou o fim dos trabalhos da equipe de transição governamental, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Como resposta do mercado, o principal índice da Bolsa do Brasil (B3) fechou em queda de 1,71% aos 103.539 pontos — o menor nível intradia desde 3 de agosto, quando chegou aos 103.650.

O Morning Call Safra de hoje detalha um pouco mais sobre os resultados:

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias