Mercado

Mercado e Morning Call Safra: espera por decisão sobre juros americanos 

No Brasil, é informado o índice de atividade econômica do Banco Central e o STF retoma julgamento do Orçamento Secreto

Jerome Powell, presidente do Sistema de Reserva Federal dos EUA.
Jerome Powell, o presidente do Banco Central dos EUA. Foto: Flickr/ Federal Reserve

Nesta quarta-feira, 14/12, o sinal negativo prevalece tanto nas bolsas da Europa como nos futuros de Nova York, com investidores à espera do anúncio sobre a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). 

A expectativa é que o Fed aumente os juros em 50 pontos-base, para 4,25% a 4,50%, após quatro altas seguidas de 75 p.b. No Reino Unido, a um dia da decisão sobre juros do Banco da Inglaterra (BoE), a inflação desacelerou em novembro para alta de 10,7% e também ficou abaixo das previsões (10,9%). 

Ainda no exterior, a Agência Internacional de Energia (AIE) publica relatório mensal sobre o mercado de petróleo e a China informa dados de atividade referentes a novembro.

No Brasil, é informado o índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br). O Supremo Tribunal Federal retoma julgamento do Orçamento Secreto e a Câmara começa a discussão da PEC da Transição, com votação tendo início possivelmente só na quinta-feira.

Novidades no BNDES e Fazenda

Na tarde de ontem, o Ibovespa iniciou uma forte queda logo após o anúncio oficial do nome de Gabriel Galípolo como secretário-executivo do Ministério da Fazenda pelo futuro ministro Fernando Haddad, seguido da confirmação pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva de que Aloísio Mercadante irá ocupar a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a partir do próximo ano.

No final do dia, Haddad ainda confirmou o nome de Bernard Appy como secretário especial para a reforma tributária. Os anúncios foram feitos durante evento que marcou o fim dos trabalhos da equipe de transição governamental, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Como resposta do mercado, o principal índice da Bolsa do Brasil (B3) fechou em queda de 1,71% aos 103.539 pontos — o menor nível intradia desde 3 de agosto, quando chegou aos 103.650.

O Morning Call Safra de hoje detalha um pouco mais sobre os resultados: