Mercado

Mercado financeiro: ata do Copom é destaque em meio a agenda fraca

Mercado se volta nesta manhã para a leitura da ata do Copom, que pode trazer ajustes limitados nos juros

Fachada da B3 com pessoas andando em frente. Foto: Divulgação B3
Bolsa de valores: Copom irá divulgar sua decisão no início da noite. Foto: Divulgação B3

Por Redação B3 Bora Investir

A ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada é o destaque desta terça-feira, 09/05, que tem agendas local e externa mais fracas.

No campo político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita a cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, para inaugurar a linha de produção do caça F-39 Gripen na fábrica da Embraer.

Já o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), participa de evento em Nova York.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden, participa de reunião com lideranças do Congresso na Casa Branca para tratar do teto da dívida. Dois dirigentes do Fed, o banco central americano, discursam.

No exterior

A inesperada queda das importações da China pesou sobre a Bolsa de Xangai e pressiona o petróleo. Já as exportações chinesas subiram mais que o esperado, mas desaceleraram ante o resultado de março.

Em um dia sem indicadores, operadores vão monitorar comentários de dirigentes do Fed, que na semana passada elevou seus juros em 25 pontos-base.

O CME Group apontava perto das 7 horas, 89,1% de chance de o Fed manter os juros de 5% a 5,25% na reunião de junho.

No Brasil

O mercado se volta nesta manhã para a leitura da ata do Copom, que pode trazer ajustes limitados nos juros.

Os analistas acreditam que, assim como no comunicado, a ata não deve retomar o tom mais hawkish já observado em comunicações anteriores, embora o início do ciclo de cortes da Selic na próxima reunião esteja descartado.

+ Focus: previsão de inflação do mercado financeiro cai para 6,02% em 2023

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou ontem que o relator do arcabouço fiscal, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), deve fazer poucas alterações na proposta e preservar o que ela chamou de espinha dorsal do texto.

O Ibovespa pode ficar pressionado pelo sinal negativo das bolsas internacionais e queda do petróleo, além de se guiar pelos balanços corporativos, como os da Braskem e Tim.

*Com informações da Agência Estado

Como funciona uma bolsa de valores? Veja nesta curso oferecido pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.