Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: índices PMI no Brasil e EUA são destaques

Discursos de vários dirigentes do Federal Reserve, o BC americano, completam a agenda do dia

Painel IBOVESPA mostra número negativo em destaque acompanhado sequência de outros números
As ações mais negociadas foram as ordinárias da Vale (VALE3) que subiram 1,53%.

Por Marília Almeida

Os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) compostos dos Estados Unidos e do Brasil ficam no radar dos investidores nesta sexta-feira, 03/03, assim como os discursos de vários dirigentes do Federal Reserve, o BC americano.

Veja abaixo a agenda para o dia divulgada em relatório da corretora Guide:

  • 10h30 – PMI composto – Brasil – S&P Global
  • 11h45 – PMI composto – EUA – S&P Global
  • 12h – ISM Serviços de fevereiro – EUA
  • 13h – Discurso de L. Logan – Fed
  • 17h – Discurso de M. Bowman (Diretoria do Fed)

Otimismo lá fora

Os índices futuros das bolsas de Nova York apontam para mais um dia de valorização. Ontem, os índices de Wall Street se recuperaram após o presidente do Fed de Atlanta apoiar que os juros básicos do país sejam elevados para uma faixa de 5% a 5,25%, menos do que investidores vêm prevendo.

Na Europa, as bolsas também estão no azul em meio a divulgação de índices PMIs da região, todos acima do nível de 50, o que indica expansão da atividade econômica. É o segundo mês consecutivo de crescimento do indicador da região, que foi mais uma vez puxado pelo setor de serviços. O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) subiu 15% em janeiro ante igual mês do ano passado, de 24,6% observado em dezembro, abaixo da expectativa de analistas

Cautela no Brasil

O sinal positivo das bolsas internacionais e dólar mais fraco tendem a dar fôlego ao Ibovespa e ao real. Mas a pressão do alto escalão do governo para corte da Selic pode sustentar cautela. Ontem à noite, Lula disse que não existe explicação para a Selic estar em 13,75%.

A Petrobras também segue no radar. O presidente da petrolífera, Jean Paul Prates, afirmou no final da tarde de ontem que sua gestão vai reavaliar os processos de venda de ativos. O executivo deixou claro que não haverá intervenção do governo nos preços, mas que a política de paridade de importação (PPI) está com dias contados.

O setor de petróleo e gás voltou a ditar o ritmo dos negócios na bolsa brasileira na sessão de ontem. Após o anúncio de lucro recorde da Petrobras, Prates afirmou que o atual cenário econômico é desafiador. Também foi destaque na bolsa a alta expressiva das ações da Energias do Brasil EDP, que entrou com pedido de fechamento de capital. Acompanhe no Morning Call Safra de hoje:

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias