Mercado

Mercado financeiro hoje: atenção voltada ao PIB e balanços nos EUA

No Brasil, foco estará no leilão do Tesouro, no Relatório Mensal da Dívida de dezembro e no PAF (Plano Anual de Financiamento) de 2023

Gráfico e caneta representando balanço. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Gráfico: nunca foi tão necessário analisar a porção de renda fixa da carteira. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

O PIB dos EUA concentra as atenções dos investidores nesta quinta, 26/1, juntamente com a divulgação de balanços de grandes empresas americanas, como American Airlines e Intel. Seguem os anúncios de demissões nas companhias de tecnologia após resultados ruins no ano – agora foi a vez da SAP divulgar o plano de cortar 2.800 empregos. 

No Brasil, a melhora do humor internacional pode dar novo vigor aos mercados, antes da divulgação do PIB dos EUA. O foco fica no leilão do Tesouro, no Relatório Mensal da Dívida de dezembro e no PAF (Plano Anual de Financiamento) de 2023.

PIB dos EUA e balanços

A maioria dos mercados de ações do ocidente tenta alta após o desânimo da véspera em meio a balanços corporativos fracos de empresas dos Estados Unidos ontem que intensificaram as preocupações quanto a uma recessão no país. O tema deve continuar aceso hoje, à medida que os investidores terão uma gama de índices de atividade norte-americanos, sendo o principal a primeira leitura do PIB dos EUA do quarto trimestre, além de balanços. 

As bolsas europeias seguem Wall Street e avançam, o dólar ante moedas emergentes tem instabilidade. Na Ásia, alguns mercados ainda seguem fechados por conta do feriado do Ano Novo Lunar.

Commodities e Americanas

Ontem, o Ibovespa fechou em alta, aos 116.160,35 pontos, no maior nível desde o começo de novembro, enquanto o dólar caiu para a menor marca também desde o penúltimo mês de 2022, ao passo que os juros futuros cederam. 

Pelo lado das altas, em um dia positivo para as commodities, os papeis ordinários da Vale (VALE3) foram os mais negociados e subiram 2,05%. Eles foram seguidos pelas ações do Magazine Luiza (MGLU3) que avançaram 5,88%. Os papeis da varejista estão foco desde a descoberta do rombo da Americanas, que divulgou a lista de credores. Também hoje, a companhia pediu recuperação judicial nos Estados Unidos, segundo a agência Reuters.

+ Entenda a crise que levou a Americanas à recuperação judicial em 8 dias

Além do otimismo externo, a pausa nos ruídos políticos também pode reforçar uma abertura positiva dos mercados locais. Porém, a agenda interna tem potencial de mexer principalmente com os juros futuros, já que teremos leilão do Tesouro, relatório da dívida e PAF divulgados hoje.

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.