Mercado

Mercado Financeiro e Morning Call Safra: PIB do Brasil e inflação ao consumidor dos EUA

Com previsão de anúncio de novos ministros só na próxima semana, os mercados locais podem ficar mais sensíveis à volatilidade dos ativos financeiros externos

Três moedas de um real
Documento da Fazenda projeta aumento do PIB para este ano. Foto: Reprodução

Os destaques deste primeiro pregão de dezembro nos mercados são os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre e de inflação ao consumidor PCE dos EUA em outubro.

Com previsão de anúncio de ministros pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, só na próxima semana, os mercados locais podem ficar mais sensíveis à volatilidade dos ativos financeiros externos. 

Deve ainda haver repercussão nas negociações do Plano Estratégico 2023-2027 da Petrobras, apresentado ontem à noite, que projeta investimentos de US$ 78 bilhões, alta de 15% em relação ao plano anterior (2022-2026), de US$ 68 bilhões. A estatal manteve foco na área de Exploração e Produção (E&P), que ficará com 82% do total a ser investido. 

Mercado externo 

As bolsas ocidentais operam com fôlego curto de modo geral, após fracos dados de PMIs, indicadores que medem as atividades econômicas de um país, no Japão, China, zona do euro e Alemanha e à espera dos números da inflação medida pelo PCE nos Estados Unidos. 

Os índices futuros de Nova York passam por realização e caem, após fortes altas nos mercados à vista ontem à tarde, em reação ao presidente do Fed, Jerome Powell, que sinalizou alta de juros menor já a partir da reunião de dezembro, no próximo dia 14. 

As bolsas europeias sobem, mas limitadas pela fraqueza do petróleo. Na Ásia, as bolsas ganharam impulso em meio ao otimismo com o relaxamento de restrições contra a covid-19 em algumas metrópoles da China.

Ibovespa fecha em alta

Nesta quarta-feira, 30/11, a Bolsa do Brasil (B3) fechou em alta de 1,42%, aos 112.486 pontos. No mês, o saldo é negativo em 3,06%. O otimismo com as perspectivas chinesas de flexibilizar as restrições impostas pela política de ‘covid zero’ voltou puxar para cima as ações ligadas às commodities. 

Contribuiu também a divulgação do Livro Bege do Fed, o Banco Central americano, que trouxe a visão da autoridade monetária sobre a conjuntura econômica do país. Segundo o documento, o ritmo do aumento de preços desacelerou no país, como explica o Morning Call Safra de hoje:

*Com informações da Agência Estado