Mercado

Mercado financeiro hoje: espera em dia de véspera de decisões do Fed e Copom

Em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o discurso de abertura na Assembleia-Geral da ONU

Dirigentes do Banco Central dos Estados Unidos sentados em torno de uma grande mesa
Reunião do Comitê de Política Monetária dos EUA, responsável por decidir a trajetória dos juros no país. Foto: Divulgação

Por Redação B3 Bora Investir

A agenda mais enxuta desta terça-feira, 19/9, véspera das decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, traz aqui o IBC-Br de julho.

Em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o discurso de abertura na Assembleia-Geral da ONU, sua reestreia depois de 14 anos. E o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cumpre agenda de encontros com investidores estrangeiros.

No final da noite, a China estabelece taxa de juro de referência (LPR) de 1 e 5 anos.

OCDE e o PIB global

O fôlego é curto na maioria das bolsas internacionais nesta manhã, com investidores operando no modo de espera pelo Fed.

Na zona do euro, o índice de preços ao consumidor (CPI) desacelerou em agosto a 5,2%, ante 5,3% em julho, segundo revisão. Há pouco, o euro tinha leve queda ante o dólar e a Bolsa de Frankfurt operava em baixa.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elevou hoje sua projeção para o crescimento do PIB global neste ano, de 2,7% a 3,0%, e o do Brasil, de 1,7% esperado em junho a 3,2% agora. Para 2024, ela reviu a previsão de alta de 1,2% a 1,7%.

Espero pelo Copom

O avanço do petróleo deve ajudar ações de petroleiras, mas o recuo de 0,69% do preço do minério de ferro tende a pesar nas ações do setor de mineração e siderurgia.

Neste primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o mercado segue especulando sobre qual deve ser o tom do comunicado após um corte esperado de 50 pontos-base da Selic, para 12,75% ao ano. Economistas consultados pelo Broadcast avaliam que o comitê poderá elevar as estimativas de IPCA.

Ontem, o Ibovespa fechou em queda de 0,40%, aos 118.288,21 pontos, perto da mínima de 118.122,66 pontos. Na máxima do pregão, pela manhã, o índice tinha avançado a 119.485,90 pontos.

Quer começar a investir em ações e não sabe por onde começar? Este curso gratuito do Hub de Educação da B3 sobre Como Investir em Renda Variável pode te ajudar!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.