Mercado

Mercado financeiro hoje: espera em dia de véspera de decisões do Fed e Copom

Em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o discurso de abertura na Assembleia-Geral da ONU

Dirigentes do Banco Central dos Estados Unidos sentados em torno de uma grande mesa
Reunião do Comitê de Política Monetária dos EUA, responsável por decidir a trajetória dos juros no país. Foto: Divulgação

A agenda mais enxuta desta terça-feira, 19/9, véspera das decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, traz aqui o IBC-Br de julho.

Em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o discurso de abertura na Assembleia-Geral da ONU, sua reestreia depois de 14 anos. E o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cumpre agenda de encontros com investidores estrangeiros.

No final da noite, a China estabelece taxa de juro de referência (LPR) de 1 e 5 anos.

OCDE e o PIB global

O fôlego é curto na maioria das bolsas internacionais nesta manhã, com investidores operando no modo de espera pelo Fed.

Na zona do euro, o índice de preços ao consumidor (CPI) desacelerou em agosto a 5,2%, ante 5,3% em julho, segundo revisão. Há pouco, o euro tinha leve queda ante o dólar e a Bolsa de Frankfurt operava em baixa.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elevou hoje sua projeção para o crescimento do PIB global neste ano, de 2,7% a 3,0%, e o do Brasil, de 1,7% esperado em junho a 3,2% agora. Para 2024, ela reviu a previsão de alta de 1,2% a 1,7%.

Espero pelo Copom

O avanço do petróleo deve ajudar ações de petroleiras, mas o recuo de 0,69% do preço do minério de ferro tende a pesar nas ações do setor de mineração e siderurgia.

Neste primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o mercado segue especulando sobre qual deve ser o tom do comunicado após um corte esperado de 50 pontos-base da Selic, para 12,75% ao ano. Economistas consultados pelo Broadcast avaliam que o comitê poderá elevar as estimativas de IPCA.

Ontem, o Ibovespa fechou em queda de 0,40%, aos 118.288,21 pontos, perto da mínima de 118.122,66 pontos. Na máxima do pregão, pela manhã, o índice tinha avançado a 119.485,90 pontos.

Quer começar a investir em ações e não sabe por onde começar? Este curso gratuito do Hub de Educação da B3 sobre Como Investir em Renda Variável pode te ajudar!