Mercado

Mercado financeiro hoje: Roberto Campos, CMV e balanços

No exterior a inflação dos EUA ao consumidor (CPI) e produtor (PPI) ficam no radar

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, um homem branco, de terno e óculos, segura um microfone
O presidente do BC, Roberto Campos Neto. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

Esta segunda, dia 13/2, começa com as atenções voltadas para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que será entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura. Também hoje os diretores do BC se reúnem com economistas. Outro destaque da semana é a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN). Entre os balanços estão os do Banco do Brasil, Carrefour Brasil e Vale. 

No exterior a inflação dos EUA ao consumidor (CPI) e produtor (PPI) ficam no radar, assim como o CPI do Reino Unido, PIB da zona do euro e vendas no varejo dos EUA e Reino Unido.

Fed e Petróleo no exterior

As bolsas europeias operam no azul nesta manhã, enquanto os futuros de Nova York estão sem direção única, com investidores à espera do CPI americano, que sai amanhã. Uma possível nova desaceleração do índice pode encorajar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a ser mais contido na elevação de juros. 

Um número forte, no entanto, segundo analistas, pode trazer aversão a risco nos mercados globais. Hoje fica no radar discurso da diretora do Fed, Michelle Bowman. O petróleo cai mais de 1%, num movimento de correção após alta de mais de 8% na semana passada.

BC e Inflação no Brasil 

Os mercados devem ficar ao longo do dia em compasso de espera pela entrevista de Campos Neto no Roda Viva (22h), em meio à alta modesta da maioria das bolsas no exterior e dólar mais forte ante várias moedas emergentes. O mercado quer ouvir do presidente do BC sobre as críticas que tem recebido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre juros altos e a atual meta de inflação

Um consenso entre os técnicos ouvidos, segundo o Broadcast da Agência Estado, é de que mudar a meta de 2023 com o ano já em curso teria praticamente nenhum impacto sobre a política monetária, uma vez que a calibragem de juros já mira mais os efeitos sobre a inflação de 2024.

+ Entenda a discussão em torno de uma possível elevação das metas de inflação

Na última sexta, o desempenho da Petrobras evitou queda do Ibovespa, que terminou o dia em leve alta, como traz o Morning Call Safra desta manhã:

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

*Informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias