Mercado hoje e Morning Call Safra: dia de IPCA-15 no Brasil e PCE nos EUA
Nesta manhã, bolsas internacionais passaram a subir, enquanto o dólar recua ante moedas rivais
Nesta sexta-feira, 23/12, antevéspera do Natal, os mercados devem repercutir o IPCA-15 de dezembro e dados do índice de preços de gastos com consumo (PCE) nos EUA, medida de inflação preferida pelo Federal Reserve, o Banco Central americano.
Também serão monitorados os números americanos de encomendas de bens duráveis e de vendas de moradias novas. No Reino Unido, os mercados fecham mais cedo.
Petróleo russo, Covid na China
Nesta manhã, às 7h30 do horário de Brasília, as bolsas internacionais reverteram perdas e passaram a subir, enquanto os juros dos Treasuries sustentam trajetória de alta e o dólar recua ante moedas rivais. Os investidores estão no aguardo do PCE de novembro, após o crescimento do PIB dos EUA acima do esperado no terceiro trimestre.
O petróleo sobe mais de 2%, ajudando a apoiar o mercado acionário, após comentários do vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexander Novak, de que a oferta russa da commodity vai reduzir em 500 a 700 mil barris por dia em 2023, já que não há planos de vender petróleo aos países que acatarem o teto de preço de US$ 60 acordado pelo G7.
Na Ásia, a preocupação é com o avanço do contágio do Coronavírus na China, após o fim da política ‘covid-zero’, que acende a preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais países. Reflexo da preocupação dos investidores com o impacto dos contáveis da população na economia do país, o índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou a sexta-feira com perda de 0,2%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,29%.
Ibovespa ontem
Um dia depois da aprovação definitiva da PEC da Transição, a Bolsa do Brasil teve um dia de oscilação encerrado com uma leve alta de 0,11%, aos 107.551 pontos. O Ibovespa registrou pouco volume de negócios durante o dia, com as bolsas americanas desvalorizando depois da divulgação dos pedidos de emprego abaixo do esperado.
O Morning Call Safra de hoje explica o impacto dessa informação no mercado americano e por que essa é uma preocupação em relação às futuras decisões monetárias do Fed:
*Com informações da Agência Estado