Mercado

Mercado hoje: investidores monitoram IPCA e balanços

Na agenda internacional são esperados o índice de sentimento do consumidor dos EUA e as expectativas de inflação da Universidade de Michigan

Tela mostrando o gráfico do mercado de ações
Painel da B3. Divulgação/B3

Por Redação B3 Bora Investir

O IPCA de abril e balanços de várias empresas nacionais devem agitar os mercados nesta sexta-feira, 12/05. A participação do diretor de Política Econômica do BC, Diogo Abry Guillen, na reunião trimestral com economistas, também será monitorada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de lançamento do programa Escolas de Tempo Integral, em Fortaleza. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, segue no Japão para reunião de ministros das finanças e presidentes de bancos centrais do G7.

Na agenda internacional são esperados o índice de sentimento do consumidor dos EUA e as expectativas de inflação da Universidade de Michigan. Dirigentes do Federal Reserve (Fed) participam de eventos, entre eles Mary Daly, James Bullard e Philip Jefferson.

No exterior

Na Europa, dados de produção industrial no Reino Unido vieram melhores que o esperado. O banco francês Société Générale ampliou o lucro no 1º trimestre, mas teve queda na receita.

O dólar se mantém em alta frente euro, iene e várias divisas emergentes ligadas a commodities, depois de dois dias caindo com preocupações sobre a saúde de bancos regionais dos EUA. Ontem, a ação do PacWest Bancorp sofreu um tombo de mais de 20% em Nova York, após o banco revelar uma forte saída de depósitos nos dias seguintes ao fechamento do First Republic Bank.

Já o petróleo tenta uma recuperação parcial de perdas dos últimos dois dias, mas tem fôlego curto. Não está descartado que o óleo acumule desvalorização pela quarta semana consecutiva, em meio a temores com a demanda por uma eventual recessão nos EUA.

Os Estados Unidos ainda enfrentam incertezas sobre o teto da dívida federal. A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, planeja se reunir com os principais banqueiros de Wall Street em Washington na próxima semana. O governo Biden e os líderes republicanos lutam para chegar a um acordo para evitar o calote da dívida.

No Brasil

A melhora de humor lá fora pode reverberar no Ibovespa bem como as repercussões de balanços de empresas de vários setores, como MRV e Petrobras.

Mas principalmente o IPCA pode refletir no desempenho do principal índice da bolsa de valores se confirmar as expectativas de arrefecimento em abril. A mediana esperada pelo mercado para a inflação oficial do País é de alta de 0,55% no mês passado, após 0,71% em março.

+ Petrobras vai distribuir R$ 24,7 bilhões em dividendos

As críticas recorrentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à privatização da Eletrobras devem ainda influenciar as expectativas dos investidores. Lula disse que, o que aconteceu na Eletrobras foi uma “bandidagem que deve ser (considerada) um crime de lesa-pátria”.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fica ainda no foco no G7 financeiro. Haddad terá uma reunião bilateral com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e pretende interceder pela Argentina, que tem uma economia endividada com potencial de impactar o crescimento do Brasil.

Como funciona o mercado de ações? Veja nesta curso oferecido pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias