Mercado

Mercado hoje: investidores monitoram IPCA e balanços

Na agenda internacional são esperados o índice de sentimento do consumidor dos EUA e as expectativas de inflação da Universidade de Michigan

Tela mostrando o gráfico do mercado de ações
Painel da B3. Divulgação/B3

O IPCA de abril e balanços de várias empresas nacionais devem agitar os mercados nesta sexta-feira, 12/05. A participação do diretor de Política Econômica do BC, Diogo Abry Guillen, na reunião trimestral com economistas, também será monitorada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de lançamento do programa Escolas de Tempo Integral, em Fortaleza. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, segue no Japão para reunião de ministros das finanças e presidentes de bancos centrais do G7.

Na agenda internacional são esperados o índice de sentimento do consumidor dos EUA e as expectativas de inflação da Universidade de Michigan. Dirigentes do Federal Reserve (Fed) participam de eventos, entre eles Mary Daly, James Bullard e Philip Jefferson.

No exterior

Na Europa, dados de produção industrial no Reino Unido vieram melhores que o esperado. O banco francês Société Générale ampliou o lucro no 1º trimestre, mas teve queda na receita.

O dólar se mantém em alta frente euro, iene e várias divisas emergentes ligadas a commodities, depois de dois dias caindo com preocupações sobre a saúde de bancos regionais dos EUA. Ontem, a ação do PacWest Bancorp sofreu um tombo de mais de 20% em Nova York, após o banco revelar uma forte saída de depósitos nos dias seguintes ao fechamento do First Republic Bank.

Já o petróleo tenta uma recuperação parcial de perdas dos últimos dois dias, mas tem fôlego curto. Não está descartado que o óleo acumule desvalorização pela quarta semana consecutiva, em meio a temores com a demanda por uma eventual recessão nos EUA.

Os Estados Unidos ainda enfrentam incertezas sobre o teto da dívida federal. A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, planeja se reunir com os principais banqueiros de Wall Street em Washington na próxima semana. O governo Biden e os líderes republicanos lutam para chegar a um acordo para evitar o calote da dívida.

No Brasil

A melhora de humor lá fora pode reverberar no Ibovespa bem como as repercussões de balanços de empresas de vários setores, como MRV e Petrobras.

Mas principalmente o IPCA pode refletir no desempenho do principal índice da bolsa de valores se confirmar as expectativas de arrefecimento em abril. A mediana esperada pelo mercado para a inflação oficial do País é de alta de 0,55% no mês passado, após 0,71% em março.

+ Petrobras vai distribuir R$ 24,7 bilhões em dividendos

As críticas recorrentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à privatização da Eletrobras devem ainda influenciar as expectativas dos investidores. Lula disse que, o que aconteceu na Eletrobras foi uma “bandidagem que deve ser (considerada) um crime de lesa-pátria”.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fica ainda no foco no G7 financeiro. Haddad terá uma reunião bilateral com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e pretende interceder pela Argentina, que tem uma economia endividada com potencial de impactar o crescimento do Brasil.

Como funciona o mercado de ações? Veja nesta curso oferecido pela B3