Mercado

Mercado hoje: IPCA-15 e fala de Powell concentram atenção de investidores

Nos Estados Unidos, será divulgada ainda a pesquisa da Universidade de Michigan sobre a confiança e as expectativas de inflação do consumidor

Balcão do bora investir
Bolsa de valores brasileira: decisões do Copom e do Fed vieram em linha com as expectativas, mas tom duro do Copom surpreendeu. Foto: Divulgação B3

Por Redação B3 Bora Investir

O discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), em Jackson Hole, concentra as atenções dos mercados globais nesta sexta-feira, 25/08. A dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, fala no mesmo evento.

Nos Estados Unidos, tem ainda a pesquisa da Universidade de Michigan sobre a confiança e as expectativas de inflação do consumidor. No Brasil, o IPCA-15 é o destaque.

No exterior

Investidores estão à espera do discurso de Powell. O Banco Mizuho acredita que o dirigente do BC americano não sinalizará o fim do ciclo de aperto monetário, nem que fará um grande pronunciamento sobre mudança na política de juros. Em vez disso, “esperamos que Powell ofereça comentários altamente práticos nas projeções de política ou de taxas de juros”, disse a instituição.

Na Europa, o índice Ifo com o sentimento das empresas da Alemanha mostrou recuo mais que o esperado por analistas. Ainda na Alemanha, após a economia ter entrado em recessão no primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estável (0,0%) no segundo trimestre, na margem. A Capital Economics avalia que os mais recentes sinais da Alemanha apontam para contração econômica no país no terceiro trimestre e também no quarto.

Na Ásia, as bolsas caíram, em meio a preocupações com a China. Para o Goldman Sachs, medidas de relaxamento de Pequim ainda não foram robustas o suficiente para se contrapor a riscos de baixa no mercado imobiliário nem para estabilizar a confiança do consumidor e dos investidores.

No Brasil

O IPCA-15 de agosto deve trazer ajustes à curva de juros e às apostas de corte da Selic em setembro e este ano. O índice deve subir 0,16% em agosto, após ter recuado 0,07% em julho por causa da pressão da tarifa de energia elétrica. No acumulado em 12 meses, o IPCA-15 deve acelerar a 4,12% em agosto (mediana), ante 3,19% na mesma base de comparação em julho, o que seria a primeira aceleração para o critério desde abril (4,16%).

O governo federal deve publicar nesta sexta-feira a medida provisória que estabelecerá uma taxação de fundos exclusivos, o que vem sendo chamado pelo Ministério da Fazenda de onshores, e enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para a tributação de offshores. O PL das offshores deve seguir o texto que já estava sob análise do Congresso Nacional, com algumas possibilidades de ajuste. As propostas foram anunciadas nesta semana pelo Ministério da Fazenda após um acordo com a cúpula do Senado e da Câmara dos Deputados.

*Com informações da Agência Estado

Aprenda a investir em ações. Confira este curso gratuito disponibilizado pelo Hub de Educação Financeira da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.