Mercado

Mercado hoje: Roberto Campos e dados da indústria entram no radar dos investidores

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, realiza palestra na Conferência Anual Julius Baer 2023, em São Paulo. Será divulgada a pesquisa industrial mensal de julho e o PMI do setor de serviços de agosto

Fachada da B3 com pessoas andando em frente. Foto: Divulgação B3
Bolsa de valores: Copom irá divulgar sua decisão no início da noite. Foto: Divulgação B3

Por Redação B3 Bora Investir

Uma palestra do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na Conferência Anual Julius Baer 2023, em São Paulo, é o destaque desta terça-feira, 05/09.

A diretora do BC, Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos) participa também de live da Bradesco Asset Management.

Os investidores têm ainda para monitorar a pesquisa industrial mensal de julho, o PMI do setor de serviços de agosto e leilões do Tesouro e do Banco Central.

+ O que têm em comum a economia da China, os juros nos EUA e as contas públicas do Brasil?

Sob expectativa de anúncio da reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem live semanal, participa de evento na Polícia Federal e de cerimônia em alusão ao Dia da Amazônia.

Nos EUA, o dado de encomendas à indústria é o principal indicador programado e começam as sessões da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

No exterior

Os mercados acionários na Ásia registraram perdas após dados de PMIs composto e de serviços modestos na China. O PMI de serviços do país recuou de 54,1 em julho a 51,8 em agosto, enquanto o PMI composto passou de 51,9 a 51,7 no mesmo período.

Para o Goldman Sachs, a atividade no setor de serviços chinês continuava a melhorar, mas em ritmo bem mais lento.

Na Europa, indicadores apontam contração persistente na economia tanto na zona do euro como na Alemanha. Apesar de estarem em território de contração na pesquisa, os números do PMI do Reino Unido vieram melhores que o previsto por analista.

No Brasil

Uma cautela moderada provocada pelos dados na China e Europa pode limitar os ajustes dos ativos financeiros no país. Ao mesmo tempo, persistem expectativas de novos estímulos à economia por Pequim, o que pode amenizar o humor.

Os investidores vão monitorar também Campos Neto e Guardado, além dos dados de produção industrial e o PMI de serviços de agosto. A mediana do mercado indica contração de 0,3% da produção industrial em julho, na margem, após alta de 0,1% em junho, como efeito do juro elevado.

+ Mercado eleva previsão de crescimento para 2,56% em 2023, após avanço do PIB no 2º tri

Ontem, em evento do JP Morgan, Campos Neto afirmou que as reformas realizadas nos últimos anos podem ser responsáveis por parte das surpresas para cima registradas no Produto Interno Bruto (PIB) recentemente.

Sob pressão de líderes no Congresso e do mercado financeiro para rever despesas, a equipe econômica e ministros palacianos terão nesta terça-feira, 5, uma reunião para tentar amarrar os pontos principais de uma proposta de reforma administrativa.

Ontem à noite, a Câmara dos Deputados aprovou, por 360 votos favoráveis a 18 contrários, a votação do requerimento de urgência apresentado ao projeto de lei do Desenrola, programa de renegociação de dívidas do governo, que trata também dos juros do rotativo do cartão de crédito. O mérito da matéria deve ser apreciado hoje em plenário.

Aprenda a investir em ações. Confira este curso gratuito disponibilizado pelo Hub de Educação Financeira da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.