Mercado

Mercado hoje: índice de vendas do varejo entra no radar dos investidores

Entre os balanços, destaque aos números de Banco do Brasil, BTG Pactual, Ultrapar e Walt Disney

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos
Nos próximos dias sai no Brasil o IGP-M de dezembro

A agenda desta quarta-feira está concentrada no Brasil e traz as vendas do varejo de junho.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da reforma tributária no Senado, se reúne com o secretário especial para a reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, dando início às discussões da reforma no Senado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará com o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte (União-CE), e os senadores Leila Barros (PDT-DF) e Renan Calheiros (MDB-AL).

Entre os balanços, destaque aos números de Banco do Brasil, BTG Pactual, Ultrapar e Walt Disney.

No exterior

Num dia de agenda mais esvaziada, o destaque é a deflação da China, que eleva a pressão para que Pequim adote mais medidas de estímulo, segundo o RBC.

O índice de preços ao consumidor (CPI) da China recuou na comparação anual de julho, assim como o índice de inflação ao produtor (PPI), que teve deflação mais acentuada.

A Capital Economics acredita que a China não deve ter um período prolongado de deflação. A Pantheon avalia que os índices apontam para uma recuperação ainda “contida e desigual” do consumo.

No Brasil

Os mercados locais irão digerir a fala do diretor de política econômica do Banco Central, Diogo Abry Guillen, que reforçou ontem que não está nos planos do BC aumentar o ritmo de flexibilização monetária, o que pode reduzir as apostas de um corte mais agressivo, de 75 pontos-base. “É baixa a probabilidade de intensificação do ritmo de ajuste. Para intensificar o corte de Selic, precisamos reunir um conjunto maior de informações”, afirmou.

Na semana passada o Comitê de Política Monetária (Copom) baixou a Selic em 50 pontos-base, para 13,25%. A maioria das instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 82,9%, prevê três cortes de 50 pontos-base do juro por reunião até o fim do ano e 17,1% projetam ao menos um corte de 75 p.b ponto até o fim de 2023.

O mercado também olha os dados de vendas no varejo e as bolsas internacionais e o petróleo podem ajudar o Ibovespa.

No radar fica a reunião de Haddad com o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte (União-CE). Em meio às indefinições que rondam o orçamento para o próximo ano – a Câmara precisa concluir a análise do arcabouço fiscal para o Congresso votar a LDO e o governo enviar a proposta orçamentária até o final deste mês -, Haddad se encontra com Forte às 16h.

E a principal aposta do governo para melhorar a economia e gerar empregos, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), deverá ser turbinado com recursos fora do orçamento e pode chegar a R$ 1 trilhão em quatro anos. O governo federal propôs ao Congresso retirar R$ 5 bilhões de despesas de estatais federais com obras do novo PAC do limite fiscal de 2024.

*Com informações da Agência Estado

Quer entender melhor como funciona a bolsa de valores? Faça este curso gratuito disponibilizado no Hub de Educação Financeira da B3