Mercado

Mercado hoje: índice de vendas do varejo entra no radar dos investidores

Entre os balanços, destaque aos números de Banco do Brasil, BTG Pactual, Ultrapar e Walt Disney

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos
Nos próximos dias sai no Brasil o IGP-M de dezembro

Por Redação B3 Bora Investir

A agenda desta quarta-feira está concentrada no Brasil e traz as vendas do varejo de junho.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da reforma tributária no Senado, se reúne com o secretário especial para a reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, dando início às discussões da reforma no Senado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará com o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte (União-CE), e os senadores Leila Barros (PDT-DF) e Renan Calheiros (MDB-AL).

Entre os balanços, destaque aos números de Banco do Brasil, BTG Pactual, Ultrapar e Walt Disney.

No exterior

Num dia de agenda mais esvaziada, o destaque é a deflação da China, que eleva a pressão para que Pequim adote mais medidas de estímulo, segundo o RBC.

O índice de preços ao consumidor (CPI) da China recuou na comparação anual de julho, assim como o índice de inflação ao produtor (PPI), que teve deflação mais acentuada.

A Capital Economics acredita que a China não deve ter um período prolongado de deflação. A Pantheon avalia que os índices apontam para uma recuperação ainda “contida e desigual” do consumo.

No Brasil

Os mercados locais irão digerir a fala do diretor de política econômica do Banco Central, Diogo Abry Guillen, que reforçou ontem que não está nos planos do BC aumentar o ritmo de flexibilização monetária, o que pode reduzir as apostas de um corte mais agressivo, de 75 pontos-base. “É baixa a probabilidade de intensificação do ritmo de ajuste. Para intensificar o corte de Selic, precisamos reunir um conjunto maior de informações”, afirmou.

Na semana passada o Comitê de Política Monetária (Copom) baixou a Selic em 50 pontos-base, para 13,25%. A maioria das instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 82,9%, prevê três cortes de 50 pontos-base do juro por reunião até o fim do ano e 17,1% projetam ao menos um corte de 75 p.b ponto até o fim de 2023.

O mercado também olha os dados de vendas no varejo e as bolsas internacionais e o petróleo podem ajudar o Ibovespa.

No radar fica a reunião de Haddad com o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte (União-CE). Em meio às indefinições que rondam o orçamento para o próximo ano – a Câmara precisa concluir a análise do arcabouço fiscal para o Congresso votar a LDO e o governo enviar a proposta orçamentária até o final deste mês -, Haddad se encontra com Forte às 16h.

E a principal aposta do governo para melhorar a economia e gerar empregos, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), deverá ser turbinado com recursos fora do orçamento e pode chegar a R$ 1 trilhão em quatro anos. O governo federal propôs ao Congresso retirar R$ 5 bilhões de despesas de estatais federais com obras do novo PAC do limite fiscal de 2024.

*Com informações da Agência Estado

Quer entender melhor como funciona a bolsa de valores? Faça este curso gratuito disponibilizado no Hub de Educação Financeira da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias