Mercado

Mercados financeiros hoje: IPCA-15 e Vale direcionam negócios

No exterior, será divulgado o índice de confiança do consumidor americano de agosto

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) de agosto é o destaque desta terça-feira no Brasil, diante das apostas de elevação da taxa Selic. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de evento do Banco Santander no início da noite.

No exterior, será divulgado apenas o índice de confiança do consumidor americano de agosto.

Exterior

As bolsas europeias avançam, impulsionadas pela valorização das ações de mineradoras, após o balanço bem-recebido da BHP. A gigante da mineração informou aumento na receita no ano fiscal encerrado em junho, o que apoia principalmente a Bolsa de Londres que reabriu hoje após feriado no Reino Unido.

Nesta terça-feira, a libra voltou a subir aos maiores níveis desde março de 2022 ante o dólar, em meio à expectativa de que o Banco da Inglaterra (BoE) adote uma postura cautelosa no ciclo de cortes de juros.

Nos próximos dias, são esperados o balanço da Nvidia, amanhã, nos Estados Unidos, e o índice de inflação PCE do país, na sexta-feira. Ontem, as bolsas europeias e americanas fecharam sem direção única, mas o Dow Jones renovou recorde de fechamento. Já o petróleo recua, enquanto as tensões no Oriente Médio se acomodam.

+ Por que os brasileiros são os maiores investidores de bitcoin na América Latina?

Brasil

Por aqui pode ser bem recebida a definição do presidente da Vale, assim como estimular ganhos nas ações da mineradora e do setor metálico o avanço de 3,34% do minério de ferro em Dalian, na China.

Ao mesmo tempo, uma confirmação de desaceleração do IPCA-15 em agosto a 0,19%, conforme a mediana das estimativas , após 0,30% em julho, e na comparação em 12 meses, tende a aliviar pontualmente os mercados.

Está também no radar dos investidores a espera pela indicação do novo presidente do Banco Central (BC).

*Agência Estado

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.